Encontro reúne lideranças do PSD no Alto Tietê e Vale do Paraíba, em SP

Com a presença do presidente do partido, Gilberto Kassab, evento reúne centenas de lideranças, militantes e simpatizantes em Taubaté, interior de São Paulo.

15 de dez de 2011 · Alto Tietê, Junji Abe, Kassab, PSD, Taubaté, Vale do Paraíba

Com um planejamento eficiente, o PSD (Partido Social Democrático) conseguirá resultados extraordinários nas eleições municipais do próximo ano, pavimentando o caminho para um desempenho ainda melhor na disputa eleitoral de 2014. Esta foi a principal mensagem do presidente nacional da legenda, prefeito paulistano Gilberto Kassab, no Encontro Regional do PSD no Alto Tietê e Vale do Paraíba, organizado pelo deputado federal Junji Abe (PSD-SP), no município de Taubaté.

Nem o mau tempo do último sábado, dia 10, tirou o entusiasmo das mais de 700 lideranças, filiados e simpatizantes do partido de 50 municípios, que lotaram o salão social do Esporte Clube Taubaté para participar do encontro, definido por Junji como “reunião de trabalho” do PSD, a primeira realizada no Estado após a homologação da legenda junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em 5 de outubro último.

“Estou impressionado com a qualidade da representatividade do nosso partido no Alto Tietê e Vale do Paraíba”, afirmou Kassab, sob os aplausos da plateia. A maciça adesão ao evento demonstra a “unidade dos integrantes da família PSD em torno do objetivo comum de trabalhar a favor do Brasil”, como apontou o presidente, destacando um dos diferenciais da legenda: o empenho em evoluir em sintonia com as necessidades e anseios da população.

Ao falar do contínuo crescimento do PSD, que já ocupa a posição de terceiro maior partido do Brasil, Kassab rememorou as primeiras sementes lançadas para constituir a legenda, nascida do “desejo de pessoas empenhadas em fazer muito mais pelo País” do que permitia as siglas nas quais estavam filiadas.

Responsável pela coordenação do PSD nas duas regiões, Junji quantificou a aceitação da legenda em todo o País, apresentando o atual quadro partidário, formado por dois governadores, seis vice-governadores, 109 deputados estaduais, 559 prefeitos, 360 vice-prefeitos e 5.960 vereadores de diversas partes do Brasil, além de 55 deputados federais liderados por Guilherme Campos (SP) na Câmara e dois senadores. O parlamentar disse ainda que a sigla conta com 149 mil filiados e já constituiu diretórios ou comissões provisórias municipais em 4.560 dos 5.460 municípios brasileiros.

Nas palavras de Junji, faltou espaço no palco para acomodar todas as autoridades presentes ao encontro. Daí, o pedido de compreensão às dezenas de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores presentes, feito pelo deputado, no comando da reunião. A desenvoltura do parlamentar levou Kassab a comentar que, “se Junji não quisesse levar adiante os mais de 40 anos de vida pública que tem pela frente, teria ocupação bem-sucedida como mestre de cerimônias”.

Segundo o prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, a encorpada participação das duas regiões no encontro “reflete o trabalho desenvolvido com maestria sob a coordenação de Junji e a tutela de Kassab”. Ele assinalou que o partido venceu todas as fases – planejamento, execução, muito trabalho, homologação e comemoração – graças à obstinação de seus integrantes.

Elogiando a determinação do presidente nacional do PSD, Bertaiolli lascou: “Kassab ensinou que fazer política é a arte de ter palavra, de ser leal e honrar compromissos”. Não por menos, prosseguiu ele, o partido tem em seus quadros uma figura do quilate de Junji Abe, “que tem nos orgulhado em Brasília, fazendo história como um dos grandes deputados do Parlamento brasileiro”.

Na mesma linha, o prefeito de Caçapava, Carlos Antônio Vilela, enalteceu a “personalidade maiúscula” de Kassab. “Hoje, temos a certeza de estarmos muito bem conduzidos por Kassab e muito bem representados por Junji na esfera federal”, asseverou o suplente de deputado estadual, Ulisses Salles.

Vereador da cidade anfitriã, Mário Ortiz, falou em nome dos demais integrantes dos Legislativos municipais. Ele sublinhou que Taubaté reúne 120 filiados aptos a disputar as próximas eleições. “São pessoas que gostam de você, Kassab. E mais que isto: são leais a você”, observou. Representando os presidentes de Diretórios Municipais do PSD, Simone Matos, que é esposa de Mário e comanda o partido em Taubaté fez um apelo para que todos “ajudem a levar o sonho adiante”, extrapolando a condição de participantes para serem verdadeiros militantes.

O encontro ganhou contornos pluripartidários, com a presença de muitas autoridades e lideranças de outras agremiações. “O PSD veio para dar novos parâmetros à população na análise de propostas, contribuindo com a melhoria da Nação”, avaliou o prefeito de Queluz, José Celso Bueno (PSDB). “Podemos nos dividir em siglas, mas temos de nos unir nos objetivos”, concordou o deputado estadual Padre Afonso Lobato (PV), ao filosofar que “o melhor vento não ajuda quem não tem direção”, ao contrário do que ocorre com o PSD “que sabe aonde quer chegar” e tem um time coeso.

A forte representação do PSD na política nacional também foi enfatizada pelo coordenador regional do PMDB no Vale do Paraíba, o ex-deputado federal Ary Kara. Presidente do Esporte Clube Taubaté, ele parabenizou Junji pela “maravilhosa festa democrática”. Ao frisar que o partido reúne “um time formidável”, Kara disse que o PSD trará muitas alegrias à Nação, “porque é formado por vencedores e ninguém não gosta de político perdedor”.

Manifestando gratidão pela presença de representantes de todas as cidades das duas regiões – de Ferraz de Vasconcelos, na divisa com São Paulo, até Bananal, vizinha do Rio de Janeiro –, Junji evidenciou que “formamos uma família, sob o comando de um líder visionário chamado Gilberto Kassab”. Ele destacou o equilíbrio do presidente nacional ao longo do trajeto até a homologação do PSD.

Junji pontuou que Kassab não esmoreceu nem demonstrou qualquer irritação ou rancor, mesmo nos períodos mais difíceis até a constituição oficial do PSD, quando enfrentou uma saraivada de críticas vindas de vários dirigentes partidários. “Fazer política com decência é um dom divino. Nosso partido quer construir um programa partidário em conjunto com a população para atingir o propósito de reverter benefícios à sociedade”.

Focando a participação popular na elaboração da doutrina partidária, Junji pregou a necessidade do envolvimento da militância com as atividades do Espaço Democrático do PSD, lançado na semana passada (07/12) em Brasília. “A fundação também será a grande escola para os políticos que vão disputar cargos eletivos”, informou, assinalando que o partido estará preparado para chegar ao poder com ações eficazes para responder às necessidades e anseios indicados pela população.

“Vamos resgatar a credibilidade da classe política a partir da mudança de postura, fazendo renascer na população a firme esperança de um País melhor”, pregou Junji, avalizado por Kassab que lembrou a linha mestra de atuação do PSD: “não fazer oposição sistemática nem bater continência para o governo a qualquer momento”.

Ao apontar a independência do partido como passaporte para a credibilidade, Kassab frisou que o PSD votará a favor do que for bom para o Brasil. Paralelamente, observou ele, o partido vem costurando alianças. “Já definimos uma atuação afinada com o PSB em todo o Brasil”, antecipou, informando que a parceria já começou. As bancadas dos dois partidos na Câmara dos Deputados se juntaram para votar a favor da proposta da DRU – Desvinculação de Receitas da União.