Loading

Pesquisar

AGRICULTURA

Fávaro comemora recorde de abertura de mercados

“O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade”, afirma o ministro da Agricultura e Pecuária; semestre foi o melhor da história do comércio exterior para o agronegócio

01 de jul de 2024

O ministro Carlos Fávaro: “O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade.”

Redação Scriptum com Ministério da Agricultura e Pecuária

No primeiro semestre de 2024, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), sob a gestão de Carlos Fávaro (PSD), abriu 72 novos mercados para produtos agrícolas brasileiros no comércio mundial, atingindo 30 países. O número superou recordes anteriores e foi maior que o registrado durante os anos de 2019 e 2022, que tiveram 35 e 53 novas aberturas, respectivamente. Junho foi o mês que mais contribuiu para tornar este o melhor semestre da história para o comércio exterior da agropecuária brasileira. Ao longo do mês, foram abertos 26 mercados em 13 países. “O Brasil é a bola da vez para produtos de qualidade. Batemos todos os recordes de abertura de mercados. Em 18 meses, um ano e meio de governo Lula, 150 mercados foram abertos para produtos da agropecuária brasileira”, ressalta o ministro.

As aberturas de 2024 contemplam todos os continentes. O ministério realizou acordos para a comercialização de produtos como pescados de cultivo e derivados, sementes de hortaliças, carne suína, pescados, proteínas processadas de aves, peixes ornamentais, café verde e ovos.

A expansão de mercados internacionais também tem impulsionado as exportações brasileiras, com o agronegócio representando 49,6% do total nos primeiros cinco meses do ano, o que gerou US$ 67,17 bilhões em receitas. “Temos trabalhado incansavelmente e dialogado com diversos países para oferecer ainda mais oportunidades aos produtores rurais, facilitando a exportação e aumentando a competitividade dos produtos brasileiros no mercado global”, destaca o secretário de Comércio e Relações Internacionais do ministério, Roberto Perosa.

Informações Partidárias

Notícias