Guerra eleitoral no interior do Amazonas é deflagrada

Portal A Crítica (07/01/2012) – O PSD irá lançar candidatos em pelo menos 56 dos 62 municípios do Amazonas e na maioria será cabeça de chapa.

09 de jan de 2012 · Amazonas, Omar Aziz, Paulo Radin, PSD

Aliados no Amazonas, PSD e PMDB disputam o controle do espaço político no interior do Estado e, a cinco meses das convenções partidárias para as eleições deste ano, terão dificuldades para ajustar aliados na mesma chapa. De acordo com matéria divulgada no portal A Crítica no último dia 7, na região o PSD tem planos de lançar candidatos em pelo menos 56 dos 62 municípios do Amazonas e, na maioria, será cabeça de chapa, segundo o secretário-geral do PSD, o advogado Paulo Radin. “Só em 3 ou 4 cidades deixaremos de ter candidato para apoiar outra sigla. Mas na maioria teremos candidato a prefeito na chapa”, assegurou Radin ao portal.

Já o presidente do diretório estadual do PMDB, Miguel Capobiango, garante que “está longe dos planos do partido perder espaço no interior”, onde está no comando de 24 prefeituras, diz a reportagem.

As disputas envolvem municípios como Itacoatiara, onde as duas siglas batalham pela cabeça de chapa. O PSD defende o nome de Mamoud Amed e o PMDB quer o deputado estadual cassado Nelson Azedo. A reportagem também cita conflitos semelhantes nos municípios de Manacapuru e Nhamundá.

“As distorções no cenário político do interior do Estado ficaram latentes, em setembro, no prazo final para filiações partidárias aos interessados em disputar o pleito de 2012. Ávidos pelo apoio do grupo de situação, adversários políticos debandaram para o recém-criado PSD, do governador Omar Aziz. Outros inimigos se posicionaram no PMDB”, explica a matéria.