23 de fev de 2012
· Amaury de Souza, Espaço Democrático, Fabio Feldmann, Meio Ambiente, PSD
Coordenador do Conselho de Meio Ambiente do Espaço Democrático, o ambientalista Fábio Feldmann acredita que o debate nesse campo requer uma visão de mundo cosmopolita e a compreensão de que o tema faz parte da construção de uma agenda para o século 21. “É aí que se encontram as oportunidades e os desafios, uma vez que nem sempre os interesses do presente estão sintonizados com os das gerações que estarão vivas no ano 2050 e no final do século”, afirma. Dessa forma, alerta, “o esforço será sempre no sentido de pactuar politicamente essa agenda do século 21, propondo a transição para uma agenda efetiva de sustentabilidade”.
A primeira reunião do Conselho de Meio Ambiente foi realizada na primeira quinzena de fevereiro. Na ocasião, Feldmann e o diretor do Núcleo de Estudos do Espaço Democrático, Amaury de Souza, estabeleceram a metodologia de trabalho a ser seguida e os próximos passos do grupo.
De acordo com Feldmann, seu papel na coordenação do Conselho é estabelecer um conteúdo a ser pactuado com a sociedade. “Especialmente com os atores sociais relevantes, tais como: setor empresarial cosmopolita, sociedade civil organizada, academia e mídia”, diz ele.
Isso inclui também, segundo ele, estabelecer com os parlamentares do partido e seus filiados um marco referencial de ação político-partidária nos temas relacionados com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. “O meu papel, portanto, é o de auxiliar o partido nesse esforço de se colocar na liderança de tais temas”, completa.