Loading

Pesquisar

Ministro apoia inovação tecnológica de governo do PSD em SC

Os projetos de inovação tecnológica do Estado vão receber apoio do governo federal.

13 de nov de 2011 · Aloízio Mercadante, Paulo Bornhausen, Raimundo Colombo, Santa Catarina, tecnológica

Paulo Bornhausen (em pé) explica os projetos de Santa Catarina ao ministro Aloízio Mercadante

Os projetos de inovação tecnológica do Estado de Santa Catarina vão receber apoio do governo federal. O governador Raimundo Colombo e o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) do Estado, Paulo Bornhausen, receberam nesta sexta-feira, dia 11, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, que garantiu o apoio da pasta ao projeto Inova @SC, que integra parques tecnológicos e distritos de inovação e incubadora em todo o Estado.

Paulo Bornhausen informou o ministro que a bancada catarinense no Congresso Nacional deve apresentar emenda conjunta destinando recursos ao Inova @SC. Mercadante, por sua vez, sugeriu que os parlamentares o procurem no Ministério para elaborar a emenda já de acordo com os programas que a pasta tem, o que garante a liberação dos recursos. “Temos um interesse especial pelo Estado, pois suas taxas estão entre as maiores de crescimento em inovação. Isto reflete em uma economia limpa, dinâmica e que gera emprego e renda”, disse o ministro.

O projeto Inova @SC tem como objetivo transformar Santa Catarina em referência nacional na política de inovação com sustentabilidade, com geração de emprego e renda, promovendo o desenvolvimento econômico e preservando o meio ambiente. “É um programa ousado, que compreende os parques tecnológicos catarinenses, como o Sapiens Parque”, disse Bornausen. Um levantamento feito pela secretaria e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) apontou que Santa Catarina dispõe hoje de 77 pólos de inovação.

Para o governador Raimundo Colombo, o Estado tem grande potencial e é preciso agregar cada vez mais tecnologia aos projetos deste tipo. E acrescentou que, para dar continuidade ao desenvolvimento do modelo econômico catarinense, a parceria com o Governo Federal é fundamental.

Segundo Bornhausen, a meta é programar mais ações na área tecnológica, visando dar mais dinâmica à economia. “Queremos cumprir a missão de elevar Santa Catarina ao estado máximo de inovação”, explicou.

Durante visita a Florianópolis, o ministro Aloizio Mercadante conheceu o parque tecnológico Sapiens Parque. Na ocasião, foi assinada a autorização para lançamento de edital para execução de obras de infraestrutura da fase zero do parque tecnológico. Com investimento de R$ 6 milhões, este projeto inclui a pavimentação de aproximadamente 1 quilômetro de via, que inclui a Avenida Luiz Boteiux Piazza e a Via Sapiens, primeira rua interna do empreendimento, além da implantação de sistema de água, esgoto e telecomunicações. Também acompanhou a solenidade a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Informações Partidárias

Notícias