ENCONTRO

No Rio, lideranças do PSD debatem ações prioritárias

Deputados, ministros, governadores e prefeitos do partido participam de encontro semestral de lideranças para discussão de temas como inteligência artificial e participação das mulheres na política

07 de mar de 2024

Evento reuniu lideranças do PSD de todo o Brasil

Edição Scriptum com PSD Rio

Começou na quinta-feira (7), no Rio de Janeiro, o Encontro Semestral da Bancada Federal do PSD, que, ao longo de três dias, reunirá as principais lideranças do partido para discutir ações a serem adotadas nos próximos seis meses. Participam dos debates o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Antonio Brito, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, além de autoridades como os governadores Ratinho Júnior, do Paraná, e Fábio Mitidieri, de Sergipe; os ministros da Pesca e Aquicultura, André de Paula (PE); de Minas e Energia, Alexandre Silveira (MG) e da Agricultura, Carlos Fávaro (MT).

O evento – coordenado pelo presidente estadual do partido, deputado federal Pedro Paulo – será encerrado no sábado (9) com a divulgação de Carta do partido com os temas prioritários para este semestre.

A programação do encontro inclui visitas dos parlamentares e autoridades ao Terminal Intermodal Gentileza e ao Impa Tech, na Região Portuária do Rio de Janeiro. Já os debates vão abordar, entre outros assuntos, eleições, impactos da Inteligência Artificial na sociedade e nas eleições e o protagonismo feminino na política. Acesse aqui a programação completa.

Dia da Mulher

Na sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher, a programação do evento será protagonizada pelo PSD Mulher, que conduzirá discussões sobre o papel feminino na política. Na parte da manhã, serão seis mesas de debate que falarão sobre temas como inovação, empreendedorismo, liderança, independência econômica e a ampliação da presença feminina em espaços de poder.

A programação será aberta pelo presidente Gilberto Kassab e pela coordenadora nacional do PSD Mulher, Alda Marco Antonio. Participarão das mesas de debates as deputadas Laura Carneiro (RJ), Leandre dal Ponte (PR), Luisa Canziani (PR) e Delegada Katarina (SE). Também conduzirão as mesas de debate Ivani Boscolo, secretária nacional do PSD Mulher, e Adriana Flosi, vice-coordenadora do PSD Mulher Nacional.

O final do evento contará com falas do líder do partido na Câmara, Antonio Brito; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; do deputado federal Pedro Paulo; e da presidente do PSD Mulher Rio de Janeiro, Joyce Trindade.

Durante a tarde de sexta-feira (8), a bancada do partido se reúne para traçar o planejamento estratégico para os próximos meses. Parlamentares e convidados vão participar, ainda, de mesas de debate que abordam metodologias e resultados de pesquisas eleitorais, o impacto da inteligência artificial nas eleições municipais e iniciativas regulatórias para esta tecnologia.

Terminal Intermodal Gentileza

Na quinta-feira (7), acompanhados pelo prefeito Eduardo Paes, participantes do encontro conheceram iniciativas da gestão municipal como o Terminal Intermodal Gentileza (TIG) e o IMPA Tech.

Considerado o maior integrador de transporte público da cidade do Rio, o Terminal Intermodal Gentileza foi inaugurado em 23 de fevereiro de 2024, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do prefeito Eduardo Paes. O terminal conecta os serviços do mais novo corredor de BRT (da sigla em inglês, Bus Rapid Transit) da cidade, o BRT Transbrasil, aos do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e dos ônibus municipais.

O nome e o projeto do TIG fazem referência a José Datrino, o Profeta Gentileza. Ele ficou conhecido pelas inscrições que eternizou nas colunas dos viadutos do Gasômetro e da Perimetral. A mais famosa delas é a frase “Gentileza gera Gentileza”, que compõe a identidade visual do Terminal Gentileza. O terminal faz parte do legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Durante a obra, o terminal recebeu as estruturas metálicas que foram reaproveitadas do Centro Internacional de Transmissão construído no Parque Olímpico.

O IMPA Tech é o primeiro curso de graduação do tradicional Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e funcionará no Porto Maravalley, hub de tecnologia desenvolvido pela Prefeitura do Rio na Região Portuária da cidade. No galpão de 10 mil m², o IMPA Tech estará ao lado de empresas e startups do setor de tecnologia, criando um ambiente único para os alunos e unindo o acadêmico ao mercado de trabalho.

Gratuito e inovador, o IMPA Tech é um curso de ensino superior financiado pelo Governo Federal por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). Com quatro anos de duração, o bacharelado em Matemática da Tecnologia e Inovação tem o objetivo de capacitar até 100 estudantes no primeiro ano, e 400 ao longo de quatro anos, para entrar de forma efetiva no mercado de tecnologia e inovação. O IMPA Tech oferece alojamento para os alunos maiores de idade, em uma parceria com a Prefeitura do Rio. Os estudantes também recebem um auxílio financeiro.