Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

No Rio, Prefeitura trata de 275 mil pacientes de diabetes

No dia mundial de combate à doença, celebrado na terça-feira (14), a gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) apresenta bons resultados sobre o atendimento à população

14 de nov de 2023

O diagnóstico precoce é fundamental para o controle do diabetes –

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

No Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado na terça-feira (14), a gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), tem bons resultados para apresentar. No município, 275 mil pessoas fazem tratamento para o diabetes em clínicas da família e centros municipais de saúde e 82 mil são insulinodependentes.

Além de permanente atenção ao diagnóstico precoce e tratamento contínuo dos pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de conscientização sobre a importância da investigação e do acompanhamento da doença crônica, e as unidades da Atenção Primária disponibilizam todos os recursos necessários para o diagnóstico e o tratamento do quadro, como exames de rastreio, canetas de insulina, lancetas e tiras e aparelhos para aferição da glicemia.

Considerado uma epidemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o diabetes pode apresentar longo período assintomático, com avanço silencioso, provocando complicações em caso de diagnóstico tardio.

Segundo dados da Secretaria de Saúde carioca, a doença afeta aproximadamente 472 mil cariocas, cerca de 7% da população do Rio. Mais de 90% dos casos rastreados na rede municipal são de diabetes tipo 2, que ocorre quando um forte componente genético se associa a fatores comportamentais, como o sedentarismo e o sobrepeso.

Para encontrar a unidade de saúde de referência e confirmar o horário de funcionamento, a população só precisa consultar o site da Secretaria Municipal de Saúde, na aba “Onde ser atendido”.

Informações Partidárias

Notícias