Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Paes anuncia obra para revitalizar o centro do Rio

O prefeito carioca lançou projeto de revitalização do prédio do Ginástico Português, que vai abrigar atividades artísticas. Com apoio do setor privado, obra integra programa de recuperação da região central da cidade

27 de jul de 2021

O prefeito Eduardo Paes: “É um projeto belíssimo, misturando cultura, esporte e, principalmente, trazendo uma nova perspectiva sobre o Centro da cidade”.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anunciou na terça-feira (27) um novo passo no processo de recuperação urbanística, social e econômica dos bairros da região central da cidade. Ele participou da apresentação do projeto de revitalização do prédio do Ginástico Português, que passará por reforma para abrigar atividades artísticas, restaurante, cafeteria, biblioteca, cinema ao ar livre e mirante, com inauguração prevista para 2023. A transformação do edifício na Avenida Graça Aranha já é um dos reflexos da aposta dos empresários no Plano Urbano Reviver Centro, programa da Prefeitura que visa a recuperação da região central do Rio.

De acordo com o prefeito carioca, “isso aqui é um presente para a cidade. Vim, em nome dos cariocas, agradecer à Fecomércio RJ por essa aposta no Centro do Rio. O Clube Ginástico Português tem muito a ver com a história do Rio, do Brasil, e é um projeto belíssimo, misturando cultura, esporte e, principalmente, trazendo uma nova perspectiva sobre o Centro da cidade”.

O novo Sesc Ginástico, além do tradicional teatro, passará a ocupar toda a edificação da antiga sede do Clube Ginástico Português. Elaborado pelo escritório Larq, o projeto arquitetônico vai preservar as características do estilo Art Déco do prédio, mas todos os ambientes serão reformados para se transformarem num novo centro de cultura, lazer e educação.

O presidente do Sistema Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, explicou que a reforma atende a uma demanda importante dos cariocas. “Com a oferta de uma ampla gama de serviços do Sesc RJ, esperamos movimentar a região e contribuir com os esforços que a Prefeitura vem realizando para atrair moradores para o local, além de proporcionar qualidade de vida à população carioca”, disse.

Reviver Centro

O conjunto de leis que instituiu o Plano Urbano Reviver Centro prevê, entre outras medidas, incentivos fiscais e edilícios e permissões de novos usos para fomentar a construção de moradias e o retrofit de prédios comerciais ociosos na região central da cidade, convertendo-os em edifícios de uso residencial ou misto. O projeto também vai estabelecer diretrizes para a gestão, qualificação e manutenção do espaço público e dos bens históricos de uma área de 5,72 quilômetros quadrados.

O Reviver Centro tem na construção de novas moradias e na transformação de uso de prédios comerciais para residenciais ou mistos o carro-chefe para atrair moradores para a região, aproveitando o grande potencial já construído e terrenos vazios e sem uso há décadas. O objetivo é, ao trazer novos habitantes, estimular a movimentação social e econômica na região.

Informações Partidárias

Notícias