Loading

Pesquisar

Municípios

Paes reinaugura teatro Carlos Gomes

Governo do prefeito do Rio de Janeiro realizou a maior reforma da história do espaço artístico, inaugurado há 152 anos

02 de jul de 2024

Teatro é um dos mais antigos e importantes da cidade

Redação Scriptum com Prefeitura do Rio de Janeiro

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), entregou nesta segunda-feira (1) o novo teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, durante o 18º Prêmio da Associação dos Produtores de Teatro (APTR). A administração municipal realizou a maior reforma da história do espaço artístico, inaugurado há 152 anos. “É com muita alegria que entrego esse teatro a vocês. A pandemia mostrou a importância da cultura, que naquele momento foi um alento pra todos nós. E nada expressa melhor a nossa identidade do que a nossa cultura. Não estamos fazendo mais que a nossa obrigação ao poder devolver esse equipamento tão importante, lindo e histórico à cidade”, disse Paes.

Ainda segundo o prefeito, a reforma é um dos símbolos da revitalização da região central do município. “Apostando na cultura, certamente estamos também apostando na economia da cidade. A identidade carioca é criada pela arte e a cultura de vocês”, afirmou Paes.

Com investimento de aproximadamente R$ 16 milhões, o teatro entrou em obras em novembro de 2021. Entre os serviços realizados pela Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe) no local estão a substituição completa dos sistemas de ar-condicionado e dos elevadores, a recuperação das instalações elétricas e hidráulicas, a reforma completa dos 11 camarins e a implantação de novos sistemas de som.

História

Localizado no Centro do Rio de Janeiro, o Carlos Gomes é considerado um dos mais antigos e importantes teatros da cidade, sendo mais antigo até que o Theatro Municipal (1909). Inaugurado em 1872, com o nome Casino Franco-Brésilien, já se chamou Teatro Santana. No início do século 20, foi rebatizado em homenagem a Carlos Gomes, o mais importante compositor de ópera brasileiro, autor de O Guarani. Grandes nomes da dramaturgia brasileira já pisaram no palco do teatro, entre eles Grande Otelo, Eva Todor, Bibi Ferreira, Vicente Celestino, Dulcina de Moraes e Procópio Ferreira.

A primeira atração do novo teatro Carlos Gomes será Bibi, uma vida em musical. Dedicado à cantora e atriz Bibi Ferreira e dirigido por Tadeu Aguiar, o espetáculo ficará em cartaz de 25 de julho a 18 de agosto.

Informações Partidárias

Notícias