Loading

Pesquisar

SEGURANÇA

Prefeituras também podem ajudar no combate à violência

Proposta do deputado Indio da Costa (PSD-RJ), em tramitação na Câmara, obriga municípios com mais de 100 mil habitantes a realizar ações efetivas de combate ao crime

05 de nov de 2018

Indio da Costa: “É necessário instituir estrutura mínima de planejamento, o que vai permitir melhor avaliação das ações de combate à violência pela própria sociedade.”

Edição: Scriptum

Apresentado pelo deputado federal Indio da Costa (PSD-RJ), o projeto de lei complementar 186/2015 que cria o Plano Plurianual de Redução da Violência e dispõe sobre o planejamento e transparência na Segurança Pública, foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) na semana passada. A proposta tramita em regime de prioridade e segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC).

A lei atual responsabiliza os Estados pelas ações de segurança pública nos territórios. Com a proposta de Indio da Costa, os municípios também seriam responsáveis pelas políticas de segurança. “Quando o projeto virar lei, os municípios acima de 100 mil habitantes deverão ser obrigados a realizar ações efetivas de combate à criminalidade”, informou Indio.

De acordo com o projeto, no plano plurianual os municípios deverão definir metas e ações de médio prazo para redução da violência, com base nos dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). O poder Executivo será responsável pela fiscalização das atividades propostas.

“É preciso tornar visível a lógica das ações e os resultados esperados em cada nível da administração pública. É necessário instituir estrutura mínima de planejamento para ser aplicado nos três níveis da federação, o que vai permitir melhor avaliação das ações de combate à violência pela própria sociedade.”

Quando aprovada no CCJ, o projeto seguirá para análise do plenário. Se aprovada, a medida seguirá para sanção do Presidente da República.

Informações Partidárias

Notícias