Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Projeto inovador do Rio é destaque em ranking

A gestão Eduardo Paes (PSD) comemora boa colocação em ranking de iniciativas governamentais do projeto Sandbox.Rio, que oferece ambiente regulatório experimental para testar soluções inovadoras

29 de maio de 2024

Robô da empresa MyView, um dos projetos selecionados no Sandbox.Rio

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

Uma das principais propostas da gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), é tornar a capital carioca uma referência em inovação na América Latina. Nesse sentido, Paes tem boas razões para comemorar o destaque dado à iniciativa Sandbox.Rio, da Prefeitura do Rio, pelo BrazilLab – aceleradora e hub de inovação de GovTechs no Brasil e América Latina. A Sandbox.Rio apareceu como destaque em uma lista de 35 iniciativas governamentais de inovação, selecionadas entre 338 elencadas.

“O projeto é parte de um objetivo maior, que é transformar o Rio na capital da inovação da América Latina. Ao melhorar o ambiente de negócios, dando mais segurança jurídica a quem quer inovar na cidade, o projeto facilita a entrada de inovação aqui, fortalecendo esse ecossistema. Estamos felizes com mais esse reconhecimento”, disse Chicão Bulhões, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico.

O resultado foi divulgado no estudo Mapa GovTech, desenvolvido e divulgado pela aceleradora com apoio da Oracle, visando a conectar empreendedores e líderes públicos, estimulando a cultura de inovação no setor público, segundo a organização.

Ambiente regulatório

O projeto Sandbox.Rio oferece um ambiente regulatório experimental para testes de produtos, serviços e processos que trazem soluções inovadoras e tecnológicas para a cidade e os cariocas. Através de edital de chamamento, são selecionados projetos que podem auxiliar o desenvolvimento econômico da cidade, como uso de drones em delivery e instalação de postos de recargas de veículos elétricos. O projeto auxilia na redução dos custos e tempo de entrada das ideias inovadoras no mercado, facilita a obtenção de financiamento para novos projetos, e oferece maior segurança jurídica.

Segundo seus organizadores, o Mapa GovTech é realizado com objetivo de apresentar um balanço do cenário de GovTechs brasileiras – ecossistema em que os governos colaboram com startups e outros agentes de inovação e tecnologia para a entrega de produtos e serviços voltados para a solução de problemas públicos.

O Sandbox.Rio aparece em destaque ao lado de iniciativas como (011).lab, Laboratório de Inovação em Governo da Prefeitura de São Paulo; BNDES Garagem, iniciativa de apoio a startups promovida pelo BNDES; Conexões para Inovação, da Petrobras e outros. Para o estudo, foram mapeadas 338 iniciativas do poder público, dando destaque a 35. Dentre 475 startups e PMEs também mapeados, são 30 empreendimentos em destaque e 55 “para ficar de olho”.

Informações Partidárias

Notícias