O senador Arolde de Oliveira
Edição: Scriptum
Algumas das principais lideranças do PSD no Rio de Janeiro participaram na sexta-feira (11), em Barra Mansa, de seminário promovido pelo partido para discutir questões relacionadas ao desenvolvimento econômico e social do município de 171 mil habitantes, localizado no Vale do Paraíba fluminense. Intitulado “BM de Olho no Futuro – Os desafios de uma cidade justa, próspera e inteligente”, o evento aconteceu na Câmara de Vereadores da cidade e foi aberto ao público em geral.
As palestras foram de líderes como o senador Arolde de Oliveira (PSD-RJ), sobre comunicação e mídia social; dos deputados federais Hugo Leal (PSD-RJ), sobre o desenvolvimento no interior; e Alexandre Serfiotis (PSD-RJ), com o tema saúde pública; deputado estadual Felipe Peixoto (PSD-RJ), sobre o tema cidade inteligente; Bruno Marini, subsecretário Estadual de Saúde, a propósito de emprego e renda. Houve ainda a participação especial do professor Carlos Augusto de Azevedo, mestre em física e doutorado em astronomia, e do deputado federal Antonio Furtado (PSL), sobre segurança pública.
O presidente do PSD de Barra Mansa, José do Carmo, agradeceu a presença de todos na oportunidade de discutir o futuro do município em diversas áreas. O presidente de honra do partido, Bruno Marini, estava muito satisfeito com o evento ter reunido nomes de políticos sérios e dispostos a trabalhar por todo o Estado. “Há muitos anos não se via um encontro com três deputados federais e um estadual, além de um senador e um cientista de renome brasileiro”, disse, lembrando que o PSD poderá promover encontros semelhantes em outras cidades.
O senador Arolde de Oliveira destacou a importância de participar do seminário, onde também pode ouvir colegas falarem sobre temas relevantes. Sobre o tema comunicação e mídia social, disse que a modernidade das redes sociais ajuda em campanha eleitoral. Ele mesmo fez isso na última eleição, assim como muitos outros, mas aproveitou para chamar a atenção sobre a necessidade de usar a ferramenta com cuidados éticos. “Já vivemos o momento de transição entre os meios verticais – TV e rádio, aliado ao meio horizontal – que é a internet. Nós unimos ambos na última campanha e precisamos consolidar uma nova linguagem”, resumiu.
Por sua vez, o deputado federal Hugo Leal destacou a importância das pequenas empresas para o Sul Fluminense e o desenvolvimento do interior. Em sua opinião, é necessário encontrar uma vocação. “Tivemos uma fase áurea do Sul Fluminense, existe o polo metalomecânico na região das Agulhas Negras, mas é preciso determinar vocações de cidades que já foram pujantes, como Barra Mansa, por exemplo. Estamos trabalhando há alguns anos para fazer o entreposto de grãos da Conab, mas temos a cultura leiteira que ainda é forte e pode ser mais trabalhada. Não precisa ter um salvador da pátria, uma grande empresa, o que demanda mais atualmente é pequena e média empresa, para estímulo do empreendedorismo”, explicou.
Com o tema cidades inteligentes, o deputado estadual Felipe Peixoto, lembrou que os municípios precisam aproveitar todos os recursos tecnológicos, valorizando o cidadão, a questão ambiental, transporte, uso da tecnologia. Ele citou a cidade vizinha de Volta Redonda, que terá até o final do ano vagas de estacionamento com sensores, ao explicar como uma cidade pode trabalhar com tecnologia.
Sobre a questão da saúde, o deputado federal Alexandre Serfiotis, que é médico, enumerou os recursos destinados nessa área para o Estado em seus dois mandatos: R$ 81 milhões, sendo que para Barra Mansa foram cerca de R$ 18 milhões. Serfiotis falou sobre suas ações voltadas na área de saúde, tanto profissionalmente como à frente da Secretaria de Saúde de Porto Real, quando seu pai, Jorge Serfiotis, era prefeito, além das realizações como deputado.