Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Rio abre inscrições para capacitar jovens líderes

Programa da gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD), o Pacto pela Juventude está com 600 vagas abertas. Foco é a qualificação de jovens de 15 a 29 anos em participação social e liderança comunitária

27 de fev de 2024

O Pacto pela Juventude está com 600 vagas abertas

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

Lançado pela gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), em julho de 2022, o Pacto pela Juventude já realizou mais de 500 ações territoriais e beneficiou jovens cariocas de favelas como Rocinha, Cidade de Deus, Vidigal, Complexo do Alemão, Maré, Jacarezinho, Nova Holanda, São Carlos, Caju, Providência e muitas outras. Agora abriu inscrições para 600 novas vagas para qualificação de jovens de 15 a 29 anos em participação social e liderança comunitária. O programa é uma parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

O projeto oferece auxílio financeiro de R$ 400 para que, durante seis meses, moradores das regiões contempladas sejam orientados sobre como impactar positivamente suas realidades e multiplicar conhecimentos.

O Pacto pela Juventude é um projeto desenvolvido em três diferentes etapas. Na primeira, são realizadas as oficinas formativas e ações de multiplicação de conhecimentos. Em seguida, os jovens vão a campo para conhecer a realidade das favelas onde moram para as pesquisas territoriais. Por último, o projeto final e o plano de trabalho são desenvolvidos pelos alunos que pensam em estratégias práticas para amenizar ou solucionar problemas corriqueiros ou questões de cunho social relacionadas às trilhas formativas propostas.

A seleção prioriza jovens do banco de oportunidades do projeto que atendam, pelo menos, um dos seguintes critérios: que não trabalham e não estudam; negros; membros de famílias com renda mensal de até três salários mínimos; membros de famílias beneficiárias de programas de transferência de renda; inscritos no Cadastro Único (CadÚnico); mães; egressos do sistema socioeducativo; e egressos do sistema prisional. Após serem escolhidos para o projeto, os jovens serão inseridos nas seguintes trilhas de conhecimento do Pacto pela Juventude: Cultura, Esporte e Sustentabilidade.

Reconhecimento

Projeto reconhecido internacionalmente pelo Fórum da ONU de Nova York e do Y20, grupo jovem do G20, o Pacto pela Juventude impactou mais de 20 mil jovens em toda cidade, levando conhecimentos e práticas sustentáveis alinhadas com a Agenda 2030 da ONU para a juventude e seus pontos de contato, como família, vizinhos e amigos. Por meio de estratégias eficientes de multiplicação de conhecimentos e participação, além daqueles que se formaram no projeto, são alcançados milhares de outros jovens que passam a compreender a importância do exercício da colaboração.

O Pacto pela Juventude se insere em uma realidade social de grandes desafios, conforme dados de diagnósticos realizados por institutos de pesquisa e órgãos públicos. De acordo com o mais recente Boletim de Dados da JUVRio, a juventude carioca conta com mais de 1,5 milhão de jovens, sendo 32% desse público pessoas que não trabalham e nem estudam. A falta de acesso a oportunidades para o desenvolvimento dos indivíduos coloca em cheque o pleno desenvolvimento da cidade.

Informações Partidárias

Notícias