Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Rio age para atenuar efeitos das ondas de calor

A gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), anuncia diversas medidas para ajudar a população enfrentar o calor, incluindo drones-semeadores e pontos de hidratação

27 de nov de 2023

Secretários anunciam planos da Prefeitura, incluindo criação de pontos de hidratação pela cidade

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

A gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está adotando diversas ações para atenuar os efeitos das ondas de calor que vêm atingindo a cidade, com momentos em que a sensação térmica superou os 50º C. Na segunda-feira (27), a equipe composta pelos secretários Daniel Soranz (Saúde), Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima) e o chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR), Marcus Belchior, divulgou detalhes de diversas iniciativas, incluindo a implementação de “drones-semeadores” pela prefeitura carioca.

Essa inovação visa acelerar o replantio em áreas verdes em processo de recuperação na cidade, com o intuito de mitigar os impactos das ondas de calor. A tecnologia está programada para entrar em operação em janeiro na Serra da Posse, localizada entre Campo Grande, Santíssimo e Senador Vasconcelos.

Os secretários ressaltaram a agilidade proporcionada pelos drones na semeadura, comparando que, enquanto um agente de reflorestamento consegue cobrir 1 hectare em uma semana, um drone é capaz de abranger 50 hectares no mesmo período. Essa abordagem tecnológica promete otimizar significativamente os esforços de reflorestamento na cidade e fortalecer a resposta aos desafios ambientais.

Hidratação

Outra medida adotada para atender à população de maneira imediata, sobretudo os mais vulneráveis, nos dias de maior calor, é a disponibilização de mais de 100 pontos de hidratação, que funcionarão nas clínicas da família, centros municipais de saúde e no Super Centro Carioca de Saúde. Estes pontos irão fazer a distribuição de água e isotônicos para pessoas em situação de rua, além de roupas, chinelos e protetor solar. Funcionarão também como áreas de conforto térmico para populações mais vulneráveis.

Informações Partidárias

Notícias