MUNICÍPIOS

Rio anuncia acordo com metas para educação até 2024

25 de maio de 2022

Rio anuncia plano de metas educacionais

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio

Garantir resultados positivos no processo educacional dos jovens cariocas é o objetivo do plano de metas que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou na quarta-feira (25). Intitulada Acordo de Resultados de Aprendizagem, com metas até 2024, a iniciativa é, segundo Paes, “uma forma de mostrar onde queremos chegar na educação carioca. Vamos premiar as unidades de ensino que alcançarem os objetivos”, disse.

O anúncio aconteceu em um centro de convenções, na Cidade Nova, e reuniu os 1.544 diretores de escolas, coordenadores de CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) e outros profissionais da educação. “Esse é um modelo que fizemos no outro governo e que teve sucesso. Temos muito orgulho da nossa rede de ensino, o desafio que temos pela frente é grande”, afirmou Eduardo Paes ao assinar o decreto que cria o Acordo de Resultados de Aprendizagem.

Durante o encontro foram apresentadas as metas que as unidades escolares deverão perseguir, com o alinhamento do trabalho de toda rede e o detalhamento de como será o acompanhamento dos resultados. O foco principal está voltado para a recomposição da aprendizagem dos alunos e a redução da desigualdade, depois dos dois anos de pandemia da covid-19.

Para o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao, o Acordo de Resultados de Aprendizagem para as escolas trará melhores práticas para a educação carioca. Além de valorizar o profissional de Educação e trazer benefícios para os alunos. “Esse Acordo de Resultados será muito benéfico no apoio à gestão escolar e na implementação de políticas pedagógicas. Nosso objetivo principal é garantir a recomposição da aprendizagem dos nossos alunos, que ficaram quase dois anos em ensino remoto devido à pandemia de covid-19. Teremos um agente de acompanhamento em cada escola, que vai trabalhar com o plano de ação e as estratégias para que o resultado esperado possa acontecer”, ressaltou Lousao.

A Secretaria de Educação carioca, desde o ano passado, já tem executado diversos programas direcionados para a construção de uma política pedagógica que atenda aos desafios da educação gerados pela pandemia: como o Reforço Rio, RioEducopedia, Olimpíada Carioca de Matemática, Bora pra Escola, entre outros.