
Rio anuncia plano de metas educacionais
Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação da Prefeitura do Rio
Garantir resultados positivos no processo educacional dos jovens cariocas é o objetivo do plano de metas que o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), apresentou na quarta-feira (25). Intitulada Acordo de Resultados de Aprendizagem, com metas até 2024, a iniciativa é, segundo Paes, “uma forma de mostrar onde queremos chegar na educação carioca. Vamos premiar as unidades de ensino que alcançarem os objetivos”, disse.
O anúncio aconteceu em um centro de convenções, na Cidade Nova, e reuniu os 1.544 diretores de escolas, coordenadores de CREs (Coordenadorias Regionais de Educação) e outros profissionais da educação. “Esse é um modelo que fizemos no outro governo e que teve sucesso. Temos muito orgulho da nossa rede de ensino, o desafio que temos pela frente é grande”, afirmou Eduardo Paes ao assinar o decreto que cria o Acordo de Resultados de Aprendizagem.
Durante o encontro foram apresentadas as metas que as unidades escolares deverão perseguir, com o alinhamento do trabalho de toda rede e o detalhamento de como será o acompanhamento dos resultados. O foco principal está voltado para a recomposição da aprendizagem dos alunos e a redução da desigualdade, depois dos dois anos de pandemia da covid-19.
Para o secretário municipal de Educação, Antoine Lousao, o Acordo de Resultados de Aprendizagem para as escolas trará melhores práticas para a educação carioca. Além de valorizar o profissional de Educação e trazer benefícios para os alunos. “Esse Acordo de Resultados será muito benéfico no apoio à gestão escolar e na implementação de políticas pedagógicas. Nosso objetivo principal é garantir a recomposição da aprendizagem dos nossos alunos, que ficaram quase dois anos em ensino remoto devido à pandemia de covid-19. Teremos um agente de acompanhamento em cada escola, que vai trabalhar com o plano de ação e as estratégias para que o resultado esperado possa acontecer”, ressaltou Lousao.
A Secretaria de Educação carioca, desde o ano passado, já tem executado diversos programas direcionados para a construção de uma política pedagógica que atenda aos desafios da educação gerados pela pandemia: como o Reforço Rio, RioEducopedia, Olimpíada Carioca de Matemática, Bora pra Escola, entre outros.