Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Rio: centro de saúde comemora 1 milhão de consultas

Gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) celebra o sucesso do Super Centro Carioca de Saúde

27 de jun de 2024

Serviço conta com três unidades que vêm aumentando a oferta e reduzindo o tempo de espera nas áreas com maior demanda no município

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

A gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está comemorando a marca de 1 milhão de procedimentos realizados no Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, após um ano e meio de funcionamento. Realizando consultas, exames e cirurgias desde a inauguração da primeira unidade do complexo, no dia 5 de outubro de 2022, o serviço conta hoje com três unidades que vêm aumentando a oferta e reduzindo o tempo de espera para os serviços de saúde com maior demanda no município.

Além do Centro Carioca de Especialidades (CCE), as duas unidades mais novas – o Centro Carioca do Olho (CCO) e o Centro Carioca de Diagnóstico e Tratamento por Imagem (CCDTI) – foram abertas em 6 de fevereiro de 2023.

Referência em oftalmologia, uma das especialidades com maior demanda no Rio, o CCO já realizou mais de 550 mil atendimentos, cirurgias e exames desde a inauguração. A unidade é referência também no tratamento de glaucoma e auxiliou na redução do tempo de espera por cirurgia de catarata, que em 2020 era de 230 dias e hoje está em 78. Já a consulta em oftalmologia pediátrica passou de um tempo de espera de 547 dias para 65, entre 2020 e 2024. Outro serviço disponível na unidade é a Ótica Carioca, que faz a dispensação de óculos de grau para os pacientes atendidos no CCO.

Joana D’arc da Silva, de 68 anos, ficou muito tempo sem praticar seu hobby favorito, a leitura, por conta da catarata. Hoje comemora com felicidade o resultado da cirurgia. “Operei aqui no CCO há cinco meses e, meu Deus, é tão bom voltar a ler, fazer palavras cruzadas. Hoje vim fazer uma consulta de rotina, é ótimo ser encaminhada para cá de novo”, disse Joana.

Com 18 especialidades médicas e seis odontológicas, o Centro Carioca de Especialidades já realizou mais de 317 mil consultas. Desde a sua inauguração, demonstrou avanços significativos com o aumento de acesso a consultas de ortopedia, pneumologia, angiologia, alergologia, nefrologia, cardiologia, neurologia, urologia, reumatologia e proctologia. A oferta de consultas pela rede municipal em ortopedia, por exemplo, passou de 11 mil para 70 mil, com redução no tempo médio de espera de 322 dias em 2020 para 64 dias em 2024. Já o CCDTI realizou mais de 320 mil atendimentos, ajudando a diminuir a espera de exames como ecocardiografia transtorácica de 298 para 59 dias entre 2020 e 2024; densitometria óssea de 324 para 23 dias; e doppler venoso de 328 para 82 dias.

Valdirema Cunha de Oliveira, de 70 anos, já passou pelo Super Centro duas vezes e foi só elogios, em especial para o transporte dos pacientes. “Já vim fazer uma ressonância magnética aqui, foi tudo maravilhoso. Além disso, adorei o Super Ônibus. Eu, que moro longe, preciso vir de trem e depois foi só pegar o ônibus. Hoje vim fazer uma consulta no gastroenterologista, mas meu filho me trouxe. Esse transporte realmente ajuda quando precisamos”.

Ao todo, as três unidades foram responsáveis pela ampliação de 30% de toda oferta do SISREG, que saiu de 799.591 vagas ofertadas para 2.519.342 vagas em 2023, um recorde histórico desde o início do uso do sistema na cidade. O tempo médio geral que era de 160 dias em 2020, alcançou a marca de 73 dias em 2024, equiparando à performance das de outros países com sistemas de saúde universais.

Super Ônibus

Além das mais de 20 linhas convencionais que abastecem a região do Super Centro Carioca de Saúde, uma linha especial de ônibus, operada pela SMS, foi criada para atender exclusivamente pacientes do complexo. São dois ônibus especiais disponibilizados pela Prefeitura para fazer o transporte dos pacientes gratuitamente, ambos com acessibilidade. Para ingressar nos veículos, basta apresentar o comprovante de marcação do procedimento ou consulta, sendo permitida a entrada de um acompanhante por paciente.

Informações Partidárias

Notícias