Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Rio começa a se preparar para os desfiles de Carnaval

Encerradas as comemorações do fim de ano, a gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) está iniciando os preparativos para a realização da maior festa da cidade, que atrai turistas de todo o mundo

04 de jan de 2024

Carnaval carioca deve ter público de cinco milhões de pessoas

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

Encerradas as comemorações do fim de ano, a gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), já está iniciando os preparativos para a realização da maior festa da cidade, que atrai turistas de todo o mundo. Entre os dias 10 e 13 de fevereiro, o Carnaval carioca deve atrair um público estimado em cinco milhões de pessoas.

A previsão inicial é de que sejam realizados 453 desfiles (cadastros preliminares), mas este número pode mudar, já que depende das autorizações de órgãos públicos e da confirmação dos próprios blocos inscritos (em 2023, o número de desfiles foi de 456). Este ano, 698 blocos se inscreveram pedindo autorização para desfilar, superando a marca de 2023, com 613 pedidos.

A Riotur apresentou, na manhã de quinta-feira (4), o esquema operacional para o Carnaval de Rua 2024. Entre os ajustes realizados pela Prefeitura do Rio em 2024 para a logística da festa está o aumento dos desfiles no Centro da cidade. Em 2023, foram 119, e agora serão 128. Já a Zona Sul terá 98, enquanto Barra da Tijuca, Recreio e Vargens terão 12.

“Nosso planejamento acontece sempre com muita antecedência. Os órgãos da Prefeitura vêm se reunindo semanalmente há quatro meses para que possamos entregar um carnaval de rua organizado e com segurança. Temos muito orgulho de fazer essa que é a maior festa do planeta, o Carnaval do Rio de Janeiro”, afirmou o presidente da Riotur, Ronnie Costa.

Recorde de megablocos

Seguindo a logística de realização dos blocos acima de 100 mil pessoas, a organização seguirá a mesma operação para os chamados megablocos, que esse ano tem número recorde.

Para 2024, a Riotur também lança, em todas as plataformas digitais a partir de 12 de janeiro, o aplicativo para facilitar a vida do folião carioca e dos turistas que vierem curtir o Carnaval. A ferramenta ajuda a localizar os blocos por geolocalização. Além disso, os foliões poderão buscar informações dos blocos, desfiles e notícias relacionadas ao Carnaval de Rua 2024 no site oficial (carnavalderua.rio).

Além destes produtos, haverá ainda 450 galhardetes espalhados pela cidade, com ações de conscientização e informação sobre os desfiles em diferentes mídias digitais, além de painéis em bancas de jornais, empenas, circuito de tevês em ônibus e edifícios.

A área médica contará com nove postos médicos espalhados pela cidade, com toda a infraestrutura necessária para atendimento ao público, além de 250 diárias de UTIs e 1.200 diárias de maqueiros, que terá a organização dividida entre a Secretaria Municipal de Saúde e a empresa escolhida pela vencedora do Caderno de Encargos. O objetivo é não inflar o sistema público com atendimentos médicos de baixa complexidade.

Estrutura

O folião vai contar com 34 mil banheiros químicos posicionados por onde passarão os blocos, sendo 10% para pessoas com deficiência (PCDs). E para ajudar na limpeza da cidade, a Comlurb vai disponibilizar uma estrutura que contempla 15 postos de abastecimento móveis credenciados; 200 contêineres com capacidade de 240 litros; seis tendas; 40 pulverizadores costais; mil litros de essência de eucalipto.

Já na esfera da segurança pública, a Polícia Militar estará presente com dez torres de observação – período de 30 dias de atuação; cercamento para controle de acesso, com fornecimento de grades suficientes para operação de controle de acesso do público no circuito de megablocos, na região do Centro da cidade. Haverá também pontos com detecção de metais. Ao todo, serão 250 detectores.

A CET-Rio terá 2.500 diárias de operadores de trânsito terceirizados, com carga horária de 10 horas; 400 galhardetes; 400 cones; 300 grades, contemplando equipes para entrega e remanejamento. Ainda no apoio à operação serão disponibilizados frascos de 120ml de protetor solar; pontos de hidratação diária; sacos de gelo; caixas térmicas; adesivos de publicidade; tendas e caminhões baús.

Informações Partidárias

Notícias