Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai e Itália estão entre os destinos para os quais os passageiros já podem, ou poderão em breve, embarcar ao longo de 2023
Edição Scriptum com site eduardopaes.com.br
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), está satisfeito com os primeiros sinais de aumento dos voos internacionais no Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão. As companhias aéreas Delta e American Airlines voltam a ter rotas diárias e a italiana Ita Airways fará sua estreia no aeroporto. Com isso, Estados Unidos, Argentina, Chile, Uruguai e Itália estão entre os destinos para os quais os passageiros do terminal carioca já podem, ou poderão em breve, embarcar ao longo de 2023, conforme informado pelo jornal O Globo.
O aumento do número de voos no Galeão era uma reivindicação de Eduardo Paes, que defendia a medida junto ao governo federal e foi atendido no início de agosto, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou portaria em prol do aumento do número de voos.
A portaria deve ser adotada em caráter de urgência para permitir a adequação das malhas das empresas aéreas, minimizando, assim, o impacto sobre os passageiros. Ela determina a redução de voos no Aeroporto Santos Dumont. De acordo com a resolução, as operações no Santos Dumont devem ser planejadas observando a distância máxima de 400 quilômetros de seu destino ou origem, em aeroportos de voos domésticos.
Para o prefeito carioca, uma cidade como o Rio, sem um aeroporto internacional, “é uma cidade fadada a se transformar num balneário charmoso. O voo internacional só vai onde tem voo doméstico, porque assim pode se deslocar pelo país. A briga não é contra o Santos Dumont em favor do Galeão, é uma questão de equilibrar o jogo que só fez mal ao Rio de Janeiro”.
Novas operações
Em dezembro, a Delta Air Lines voltará a operar a partir do Galeão, voos para seus dois principais destinos nos Estados Unidos. No dia 16 daquele mês terá início a frequência diária para Atlanta, o principal hub da empresa. No dia seguinte, será a vez da ligação direta para Nova York. As duas operações, apesar de diárias e sem escalas, são temporárias, e estão previstas para terminar em março de 2024, após a temporada de verão brasileira.
Atualmente, o único aeroporto no Brasil com operação regular da Delta é o de Guarulhos, de onde há voos para Atlanta e Nova York, rotas que também ganharão reforço.
Outra companhia aérea americana que terá voos do Rio para Nova York é a American Airlines. O serviço começa até antes, no dia 29 de outubro, e irá até 30 de março de 2024. No período entre 21 de dezembro de 2023 a 6 de janeiro, a frequência de voos será diária. Fora dele, será de três vezes por semana.
A empresa também reforçará com mais três voos semanais sua tradicional rota Rio-Miami, que contará com dez frequências por semana no período entre 5 de dezembro e 1º de março de 2024. De 21 de dezembro a 7 de janeiro, no auge das festas de fim de ano, a American irá operar dois voos diários entre as duas cidades. A rota será operada com aviões do modelo Boeing 777-200, para até 272 passageiros, e Boeing 787-8, para até 234 passageiros.
Já o voo da ITA Airways (nova marca da antiga Alitalia) ligando o Galeão ao aeroporto internacional de Roma-Fiumicino vai estrear em 30 de outubro. A frequência será diária e operada com aviões do modelo A330-900, para cerca de 290 passageiros. A Iberia, por sua vez, aumentará de três para quatro voos semanais entre Rio e Madri, de 29 de outubro a 30 de março de 24.
Os cariocas também podem chegar à capital da Argentina a bordo dos aviões da low cost JetSmart, que vai passar de cinco para seis voos semanais a partir de outubro para este roteiro. E de dezembro a fevereiro, serão dez frequências semanais.
Ainda em outubro, a companhia chilena irá aumentar de quatro para sete o número de voos diretos saindo do Rio para Santiago, no Chile, e de três para quatro os voos para Montevidéu, no Uruguai.
Sediada no Paraguai, a Paranair iniciou as vendas de uma operação sazonal com três frequências semanais para a capital do país vizinho, Assunção, de 26 de dezembro até 10 de fevereiro.
E para o começo de 2024, estão previstos mais voos para a Argentina, desta vez para destinos fora da capital. Entre 24 de janeiro e 24 de fevereiro, pegando o período de carnaval, a Aerolineas Argentinas vai retomar os serviço para Córdoba, com quatro frequências semanais, e para Mendoza, duas vezes por semana. E a Gol terá novamente seu voo para Rosário (a terra de Lionel Messi), com três saídas semanais.