Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Rio inaugura a quinta Casa da Mulher Carioca

Unidades criadas pela gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) oferecem cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência

11 de mar de 2024

Espaço oferece cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência.

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

No Dia Internacional da Mulher, celebrado na sexta-feira (8), a gestão do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), entregou uma nova unidade da Casa de Mulher Carioca, desta vez no bairro do Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. No sábado (9) foi inaugurada outra unidade em Coelho Neto.

Com isso, chegaram a cinco as Casas de Mulher Carioca em funcionamento no município. O equipamento da Prefeitura do Rio oferece cursos de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para as mulheres em situação de violência.

Desde 2021, mais de 372 mil mulheres já foram atendidas no programa. Segundo a secretária de Políticas e Promoção da Mulher, Joyce Trindade, “as nossas mulheres da Zona Oeste merecem esse investimento, essa qualidade no atendimento. Aqui teremos mais de 50 áreas de formação, como também psicólogas, advogadas e assistentes sociais e outros diferentes serviços. E num lugar de fácil acesso, para que toda mulher da região consiga chegar. Quando elas chegam aqui, as vidas delas são transformadas”.

A Casa da Mulher Carioca de Campo Grande tem uma cozinha aberta com horta suspensa, além de recepção e de amplo espaço com capacidade de realizar atividades coletivas. As Casas também são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Em cada uma delas, há um Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher em situação de violência (Neam). Na abertura da unidade, as mulheres presentes tiveram acesso a serviços gratuitos, como oficinas de dança, de trança, de maquiagem, design de sobrancelhas e manicure.

No Dia Internacional da Mulher, a Secretaria da Mulher também abriu 15 mil vagas gratuitas em cursos de capacitação. São mais de 40 modalidades em áreas como tecnologia, culinária, beleza, idiomas e comércio. Entre os cursos, estão: assistente administrativo, auxiliar de cozinha, extensão de cílios, inglês, eletricista predial, soldadora mecânica e cuidadora de idosos. Para se inscrever, precisa ter, no mínimo, 14 anos e ser moradora da cidade do Rio. As inscrições podem ser realizadas por meio deste link . Quem não tiver acesso à internet, pode se inscrever nas próprias Casas da Mulher Carioca.

Informações Partidárias

Notícias