MUNICÍPIOS

Rio inicia construção de campus no Complexo do Alemão

O prefeito Eduardo Paes (PSD), ao lado de Lula, lançou a pedra fundamental do Instituto Federal do Rio de Janeiro na comunidade, que será voltado à qualificação profissional

07 de fev de 2024

O prefeito Eduardo Paes e o presidente Lula inauguram unidade: “O grande desafio está na formação dos nossos jovens e na criação de alternativas”

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

Para oferecer aos moradores da região do Complexo do Alemão mais oportunidades de qualificação profissional, o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), lançou, ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a pedra fundamental do campus do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). A instalação do equipamento educacional na comunidade da Zona Norte está sendo possível por conta da desapropriação de um terreno, promovida pelo município, que foi repassado para o Governo Federal.

De acordo com Paes, “a Prefeitura construiu unidades de ensino, Nave do Conhecimento e investiu na melhoria da infraestrutura do Complexo do Alemão. Mas o grande desafio aqui e nas outras comunidades cariocas está na formação dos nossos jovens e na criação de alternativas”.

O Governo Federal vai investir R$ 15 milhões na construção do campus do IFRJ do Complexo do Alemão. Em um terreno com 12,7 mil m², o prédio principal terá área construída de 5,57 mil m² e receberá até 1,4 mil estudantes, com 70 professores e 45 técnicos administrativos.

Instituição federal de ensino público e gratuito, o IFRJ atua em diferentes níveis e modalidades de ensino, com opções desde o ensino técnico de nível médio até a pós-graduação e cursos de extensão. Com 15 unidades no Rio, o instituto atende mais de 18 mil estudantes.

O campus da Zona Norte será erguido na Avenida Itaoca, número 1.776. O IFRJ tem unidades ainda em Arraial do Cabo, Belford Roxo, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontin, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Paracambi, Pinheiral, Realengo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Volta Redonda.

A iniciativa da Prefeitura do Rio de facilitar a implantação de uma escola técnica federal com ensino de excelência na região visa a ampliar as oportunidades educacionais da população, promovendo a inclusão e o acesso igualitário à educação.

Camila Moradia, representando a comunidade de moradores do Complexo do Alemão, destacou a alegria dos moradores da região. “Muito provavelmente a minha filha Letícia, que está com 14 anos e no 9º ano, vai poder estudar nesse instituto. Nós acreditamos na educação como uma das principais ferramentas de transformação e de vida para as favelas. Esse instituto é a possibilidade de vida de toda uma geração, vai ser referência, mas, sobretudo, vai oferecer educação de qualidade, formando indivíduos que vão ver e ler o mundo de uma forma diferente”, disse Camila.