
Unidade possui 600 metros quadrados de área construída e capacidade de atendimento para até 300 idosos por turno.
Edição Scriptum com Prefeitura do Rio
Os idosos do Rio de Janeiro já podem contar com um novo equipamento público criado pela gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) para a oferta de serviços para esse segmento da população. Desde o final do mês passado, está funcionando o Super Centro de Bem-Estar e Qualidade de Vida da Melhor Idade, em Jacarepaguá, na Zona Sudoeste. A unidade possui 600 metros quadrados de área construída e capacidade de atendimento para até 300 idosos por turno.
De acordo com Eduardo Paes, “esse lugar representa, para as pessoas de mais idade – e eu estou com 56 anos –, a possibilidade de ainda viver num Rio de Janeiro melhor. É isso que a gente está fazendo aqui. E esse equipamento é só uma sementezinha, é um espaço onde a gente está plantando algo muito melhor para todas as gerações de cariocas e fluminenses”.
O novo equipamento público apresenta um conceito inovador de cuidado, convivência e promoção da saúde, voltado especialmente à população idosa do município. Localizado em um dos maiores bairros da Zona Sudoeste, o Super Centro de Jacarepaguá foi projetado para ser um espaço moderno, completo e acolhedor, capaz de estimular a autonomia, o envelhecimento ativo e a inclusão social.
O vice-prefeito carioca, Eduardo Cavaliere (PSD), destacou o cuidado especial da gestão com os idosos. “A gente desenhou isso aqui com muito carinho para que seja uma referência na política pública, o olhar atento para essa idade e para o assunto que é o mais importante do nosso tempo: longevidade. Todo mundo aqui quer viver até os 100 anos, e tenho certeza de que daqui só vai sair gente com 100 anos correndo, estudando, mexendo no computador e vivendo a vida feliz”, disse Cavaliere.
Espaço para a saúde
O centro reúne, em um único local, ambientes destinados à prática de atividades físicas, academia integrada, salas de aula, espaço de leitura e ações voltadas à inclusão digital e social. Há ainda um espaço dedicado à saúde e ao bem-estar, com atividades como yoga e alongamento, que contribuem para o equilíbrio físico e emocional, a prevenção de doenças e a melhoria da qualidade de vida.
O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, psicólogos e agentes capacitados, que acolhem e orientam os usuários com escuta qualificada, cuidado e respeito.
As casas de convivência são espaços acolhedores, pensados para quem deseja manter-se ativo, aprender coisas novas e fortalecer vínculos. No local, são promovidas oficinas, aulas práticas e rodas de conversa, que incentivam a troca de experiências, o cuidado com a memória, o movimento do corpo e a formação de novas amizades.
Para participar das atividades, basta comparecer à unidade com documento de identidade, CPF, comprovante de residência, foto 3×4, caderneta de vacinação atualizada e atestado médico autorizando a prática de atividades físicas.
Com a inauguração do Super Centro da Melhor Idade de Jacarepaguá, a Prefeitura do Rio reafirma seu compromisso com políticas públicas inovadoras voltadas à pessoa idosa, ampliando o acesso a serviços, lazer, conhecimento e saúde, e consolidando um novo modelo de atenção integral ao envelhecimento saudável na cidade.