MUNICÍPIOS

Rio sedia Cúpula Social do Mercosul esta semana

O prefeito Eduardo Paes (PSD) participou da abertura de encontro que vai discutir o fortalecimento da democracia na região do Cone Sul e ampliar a participação social na agenda política do bloco

04 de dez de 2023

O prefeito Eduardo Paes: “Quanto mais movimentos sociais, debates e participação da sociedade civil tivermos, vamos qualificar a implementação de políticas públicas”

Edição Scriptum com Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), participou na segunda-feira (4) da abertura da Cúpula Social do Mercosul, que reúne esta semana, na capital fluminense, 300 participantes de todas as nações do bloco e países convidados para discutir o fortalecimento da democracia na região do Cone Sul e ampliar a participação social na agenda política do bloco.

Para o prefeito Eduardo Paes, “esse encontro é pedagógico para aquilo que se deseja como forma de governo e de tomada de decisões, a partir da realidade do mundo de hoje. Quanto mais movimentos sociais, debates e participação da sociedade civil nós tivermos, certamente, vamos qualificar a implementação das nossas políticas públicas”.

Paes convidou os participantes para que, durante o encontro do G20, que também será realizado no Rio este ano, “tenhamos uma cúpula social das maiores economias do mundo sendo realizada aqui no Rio de Janeiro com os temas tão desafiadores desse momento. Espero que os debates aqui possam ser frutíferos e que possamos continuar avançando na construção do Mercosul”.

O Brasil é o atual presidente “pro tempore” do Mercosul e esta edição retoma a reunião presencial da Cúpula Social depois de sete anos. Em junho, a Argentina realizou uma reunião virtual. O encontro terá dois dias, e os resultados dos debates serão apresentados aos chefes de Estado, na quinta-feira (7). A efetiva participação da sociedade civil nas decisões fortalece o processo de integração regional no Cone Sul.

A Cúpula do Mercosul é também um ato preparatório para o ano do G20, grupo que reúne os principais países industrializados e emergentes do planeta. O Rio de Janeiro será a capital do G20 e receberá, entre outros eventos, a reunião de cúpula nos dias 18 e 19 novembro de 2024.