Loading

Pesquisar

CÂMARA

Sancionada lei que homenageia o papa Francisco

Entra em vigor lei proposta pelo líder da bancada do PSD, Antonio Brito (BA)

22 de set de 2025

O deputado Antonio Brito: “Escolha é simbólica e representativa, pois conecta diretamente a fé do povo brasileiro ao exemplo de humildade, diálogo e serviço ao próximo”

Edição Scriptum com Agência Câmara

O Projeto de Lei 1856/25, do deputado Antonio Brito (PSD-BA), foi sancionado pelo presidente da República, que assim oficializou a denominação de Papa Francisco dada ao viaduto liga a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, segundo maior templo católico do mundo e maior centro de peregrinação católica do Brasil e da América Latina. A igreja fica na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba paulista.

“A escolha é simbólica e representativa, pois conecta diretamente a fé do povo brasileiro ao exemplo de humildade, diálogo e serviço ao próximo, características do pontificado do papa Francisco”, disse Brito, quando a proposta foi aprovada pela Câmara no mês passado.

Todos os anos, milhões de fiéis passam pelo local em romarias e visitas pessoais, especialmente em 12 de outubro, data dedicada à padroeira do Brasil. Em 2024, o santuário recebeu cerca de 9 milhões de visitantes, segundo a administração da basílica.

Papa Francisco

Jorge Mario Bergoglio nasceu em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina. Membro da Companhia de Jesus, ingressou no sacerdócio em 1969, tornou-se cardeal em 2001 e foi escolhido como 266º papa da Igreja Católica em março de 2013. Foi o primeiro sul-americano e o primeiro jesuíta a assumir o pontificado. Faleceu em 21 de abril deste ano, aos 88 anos.

Informações Partidárias

Notícias