Loading

Pesquisar

CÂMARA

Avança a inclusão de reciclagem no Simples Nacional

Medida que reduz a tributação do segmento foi aprovada em comissão com parecer favorável do deputado Luiz Gastão(PSD-CE)

12 de set de 2024

Texto teve parecer favorável do relator, o deputado Luiz Gastão

Edição Scriptum com Agência Câmara

O projeto de lei apresentado pelo deputado Darci de Matos (PSD-SC), incluindo empresas de reciclagem no Simples Nacional – regime tributário que permite o recolhimento de vários impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia, com alíquotas reduzidas –, foi aprovado na Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara. O texto teve parecer favorável do relator, o deputado Luiz Gastão (PSD-CE).

O Projeto de Lei Complementar 82/22 passa a definir como microempresas ou empresas de pequeno porte as entidades privadas de tratamento de resíduos sólidos, de serviços de reciclagem ou de atividades relacionadas.

Luiz Gastão concordou com os argumentos do autor, de que a proposta pode aumentar a renda de pessoas em situação de vulnerabilidade e melhorar a qualidade de vida urbana, uma vez que parte dos resíduos sólidos retornará à sociedade na forma de itens reciclados.

“A concessão dos incentivos às empresas de reciclagem, de comercialização de produtos reciclados e de tratamento de resíduos sólidos é um passo importante para a inclusão social e redução da pobreza, impulsionando as economias locais”, disse.

O projeto ainda será analisado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário. O texto já foi aprovado pela Comissão de Desenvolvimento Econômico. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Informações Partidárias

Notícias