SENADO

Comissão debaterá universidade dos povos indígenas

De acordo com o senador Bene Camacho (PSD-MA), criação da escola é demanda antiga do movimento indígena

11 de set de 2024

O senador Bene Camacho: criação da universidade é uma demanda antiga do movimento indígena.

Edição Scriptum com Assessoria de Comunicação

A criação de uma instituição de ensino superior voltada para os povos indígenas será tema de audiência pública marcada para quarta-feira (18). O debate foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente a requerimento do senador Bene Camacho (PSD-MA).

“A universidade dos povos indígenas é uma iniciativa de grande importância para a defesa do meio ambiente, para a preservação da cultura indígena, além de ser um importante mecanismo para incrementar o impacto social e econômico diante do novo paradigma da economia verde que se avizinha”, diz o senador, que justifica o pedido ao afirmar que a criação da universidade é uma demanda antiga do movimento indígena.

Para Bene Camacho, a criação da universidade também beneficiará o País no cenário internacional. “A universidade representa um passo importante para a valorização das culturas indígenas e a proteção do meio ambiente, com a promoção de desenvolvimento mais justo e sustentável. Há um simbolismo especial, que pode sinalizar ao mundo que o Brasil está atento à urgência imposta pela crise climática e pela crescente tendência global em direção a uma economia verde, de baixo carbono”, ressalta o senador.

Segundo ele, a criação da Universidade dos Povos Indígenas representa ‘um passo importante para a valorização das culturas indígenas e a proteção do meio ambiente’, assim como a ‘promoção do desenvolvimento mais justo e sustentável’.

Para a audiência pública, o parlamentar sugeriu que sejam convidados para o debate representantes dos Ministérios do Meio Ambiente, Povos Indígenas e MEC (Ministério da Cultura); da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fundo Amazônia, CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e do Enei (Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas).