Loading

Pesquisar

MUNICÍPIOS

Curitiba reforça laços com catadores de recicláveis

Gestão do prefeito Rafael Greca (PSD) investe em programa que visa melhorar a qualidade de vida dos catadores de recicláveis e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais

28 de maio de 2024

O vice-prefeito Eduardo Pimentel e o prefeito Rafael Greca: programa visa melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais

Edição Scriptum com Prefeitura de Curitiba

Uma das ações da gestão do prefeito de Curitiba, Rafael Greca (PSD), para ampliar a sustentabilidade da capital paranaense é o programa Ecocidadão, que visa melhorar a qualidade de vida dos catadores de recicláveis e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais reutilizáveis.

A iniciativa é complementada pelo programa Câmbio Verde, que está presente em 103 pontos de troca na cidade, onde qualquer cidadão, sem necessidade de cadastro, pode efetuar a troca de materiais recicláveis como papel, papelão, vidro, metais e até óleo doméstico já utilizado, por frutas e hortaliças. Por mês são cerca de 290 toneladas de recicláveis e 3,5 mil litros de óleo que deixam de ser descartados de forma incorreta e viram alimento na mesa dos cidadãos curitibanos.

Nessa semana, Greca e o vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) comemoraram o sucesso dessas ações ao assinarem novos contratos de credenciamento de associações de coletores que atuam com o Ecocidadão.

Rafael Greca também anunciou o aumento do valor da tonelada de resíduos sólidos urbanos paga para as Associações do Ecocidadão por meio da parceria com as cimenteiras Votorantim e Itambé e com a empresa Packem, fábrica recicladora de garrafas pet, para o uso do Combustível Derivado de Resíduos Urbanos (CDRU). O valor da tonelada de CDRU passou de R$ 30 para R$ 50.

“Vocês catadores de material reciclável são uma força de trabalho de Curitiba, são um rosto honrado da cidade. Merecem ter futuro, e merecem a vida cada vez melhor”, disse o prefeito. “Hoje nós estamos com as cooperativas para a organização do povo ligadas à ideia do empreendedorismo. Vocês são o orgulho de Curitiba”, definiu o prefeito.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel também destacou o trabalho realizado pelas associações do Ecocidadão. “Vocês trabalham no dia a dia pela nossa cidade. Agradecemos o trabalho de vocês que faz toda a diferença para Curitiba. Somos uma das cidades mais sustentáveis da América Latina e do mundo”, afirmou Pimentel.

As associações de catadores de material reciclável do Ecocidadão recebem, fazem a triagem e comercializam resíduos da coleta seletiva da cidade. O programa, coordenado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, visa melhorar a qualidade de vida dos catadores e fortalecer a rede de coleta e separação de materiais também reutilizáveis.

Cada associação participante tem remuneração conforme a quantidade de material recebido, valor que é utilizado para cobrir as despesas. O lucro vem da venda dos materiais separados nos barracões instalados com a finalidade de atender esta etapa da cadeia dos resíduos recicláveis.

A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, explicou que o programa cresceu muito nos últimos anos. “Hoje é um dia de comemoração por tudo o que fizemos. Em 2018 eram três contratos do Ecocidadão, apostamos no empreendedorismo e passamos para 40 associações e agora chegamos ao número de 49. Com a Central de Comercialização de Recicláveis do Ecocidadão vocês também vão ter ganho de escala para vender o material reciclado”, afirmou Marilza.

Informações Partidárias

Notícias