Loading

Pesquisar

CÂMARA

Raimundo Santos propõe criação do Dia do Breaking

Deputado do PSD do Pará defende a importância social do esporte que vai estrear nas Olimpíadas de Paris este ano

25 de jun de 2024

O deputado Raimundo Santos: “O Brasil surge com grande potencial, dado o talento e a inventividade de nossos b-boys e b-girls”

Edição Scriptum com Liderança do PSD na Câmara

A proposta do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) para a criação do Dia Nacional do Breaking foi aprovada na Comissão de Cultura da Câmara. A data será celebrada no dia 18 de novembro (PL 5991/23). ‌Raimundo Santos também é autor de um programa de formação para a modalidade (PL 1990/23), incluída no rol de esportes olímpicos a partir das Olimpíadas de Paris, que será realizada neste ano.

“O Brasil surge com grande potencial, dado o talento e a inventividade de nossos b-boys e b-girls”, celebra o deputado.

O breakdance – também breaking ou b-boying – é um estilo de dança urbana com origem na cultura do hip-hop criada por afro-americanos na década de 1970 em Nova Iorque (EUA). No Brasil, o ritmo ganhou destaque a partir da década de 1980.

“O breaking é reconhecido como um forte instrumento de inclusão social e pedagógico nas comunidades, sobretudo aquelas de maior vulnerabilidade socioeconômica, evitando o contato de crianças e jovens com a violência urbana e a criminalidade”, ressalta Raimundo Santos.

O parlamentar paraense explica que a data escolhida para o Dia Nacional do Breaking, 18 de novembro, celebra a data do primeiro campeonato brasileiro desta modalidade, realizado nos dias 18 e 19 de novembro de 2022. “Marca a arrancada dos atletas brasileiros rumo à conquista dos pódios olímpicos”, afirma.

O PL 5991/23 tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Informações Partidárias

Notícias