Loading

Pesquisar

EDUCAÇÃO

Deputada do PSD contra a violência nas escolas

Luisa Canziani é coautora de projeto que propõe medidas multissetoriais para identificar e prevenir ataques violentos nas escolas

11 de set de 2024

A deputada Luisa Canziani: “Projeto traz medidas importantes como o botão do pânico e o treinamento de pessoal”

Edição Scriptum com Liderança do PSD na Câmara

Com medidas para prevenir e combater a violência nas escolas, um projeto com coautoria da deputada Luisa Canziani (PSD-PR) foi aprovado na Câmara na terça-feira (10). O texto foi criado pelo Grupo de Trabalho sobre violência escolar liderado em 2023 pela parlamentar. A proposta agora será enviada ao Senado (PL 5671/23).

Para a deputada paranaense, a aprovação marca “um dia histórico para o combate à violência escolar no Brasil com esse projeto que traz medidas importantes como o botão do pânico e o treinamento de pessoal”.

A deputada Luisa Canziani afirma ainda que a política de combate à violência escolar no Brasil deve atuar de forma multissetorial. “A gente tem que olhar por um viés da educação, mas a gente tem que trazer a segurança, a saúde, o esporte, várias áreas para identificar e prevenir esses casos de ataques violentos”, afirmou Canziani.

‌Entre as medidas previstas no projeto aprovado pelos deputados estão a instalação, nas unidades escolares, de “botão de pânico” para emergências, câmeras de segurança, e treinamento de pessoal. Além disso, os estados deverão criar setores específicos de inteligência para prevenir a violência escolar, incluindo a violência digital.

Para financiar essas ações, o texto destina ao menos 2% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) para ações voltadas à segurança escolar, incluindo a compra de equipamentos, treinamento de profissionais e assistência técnica.

Para acessar esses recursos, Estados e municípios devem ter programas de proteção e segurança escolar e planos de prevenção e combate à violência nas escolas. Estados também deverão criar um órgão específico para prevenir a violência no âmbito escolar, inclusive no ciberespaço.

Informações Partidárias

Notícias