Loading

Pesquisar

CONGRESSO

Pacheco confia em solução para dívidas dos Estados

Presidente do Senado diz que apresentará a Lula, na próxima semana, uma proposta de solução para o problema

14 de jun de 2024

Rodrigo Pacheco manifestou apoio a termos mais favoráveis para a viabilidade financeira dos Estados endividados

Edição Scriptum com Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), diz que na semana entre os dias 17 e 21 de junho deve ser apresentado ao presidente da República um projeto para a renegociação das dívidas dos Estados com a União. Em entrevista coletiva, na quinta-feira (13), Pacheco manifestou apoio a termos mais favoráveis para a viabilidade financeira dos Estados endividados, e também afirmou sua disposição de discutir o assunto com a equipe econômica do governo.

“Quero levar ao presidente Lula essa questão, e quero também conversar com os governadores a respeito desta proposta de um programa de pagamento dessas dívidas dos Estados”, disse Pacheco.

Para o presidente do Senado, a proposta deverá buscar alternativas para o pagamento das dívidas que não sacrifiquem servidores públicos dos Estados nem levem ao “entreguismo” do patrimônio estatal. Ele citou o Rio Grande do Sul — que teve a cobrança da dívida e dos juros suspensa em consequência das enchentes —, Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro e São Paulo entre os mais afetados pelas dívidas com a União.

“Acho que haverá muita boa vontade das bancadas do Senado de poder dar uma solução ao maior problema federativo que temos hoje: o impasse entre Estados e União em relação a suas dívidas”, afirmou.

Informações Partidárias

Notícias