Loading

Pesquisar

ELEIÇÕES 2024

Paes aumentará segurança em parques e praças do Rio

O candidato do PSD à reeleição no Rio disse que levará o programa BRT Seguro, de sua gestão, também para os locais de convivência da cidade

13 de set de 2024

O prefeito Eduardo Paes: “Queremos não só ampliar o programa no BRT como também levar para os parques e principais praças da cidade”

Edição Scriptum com site eduardopaes.com.br

O programa BRT Seguro, implantado no Rio de Janeiro pela gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD), diminuiu o vandalismo e deu mais segurança aos usuários do sistema de transporte público carioca. Agora candidato à reeleição, Paes disse que vai levar o modelo do BRT Seguro para os parques municipais e principais praças da cidade, além de expandir o serviço de conexão ao modal de transporte dos ônibus articulados.

“Temos a experiência positiva do BRT Seguro, com ações diárias importantes. Diminuiu em 90% o vandalismo nas estações. Queremos não só ampliar o programa no BRT como também levar para os parques e principais praças da cidade. Com um trabalho eficiente, organização e uma boa gestão, vamos trazer ainda mais segurança para os equipamentos da Prefeitura”, afirmou Eduardo Paes na quinta-feira (12) em visita ao Terminal de BRT Pingo D’Água, em Guaratiba, na Zona Oeste.

Criado em 2021, o programa BRT Seguro tem o objetivo de reforçar o patrulhamento nas estações com a presença de guardas municipais e policiais militares que realizam ações diárias para combater crimes como roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (Seop), o programa conta com patrulhamento nos quatro corredores de BRT da cidade: Transcarioca, Transoeste, Transolímpica e Transbrasil.

Intervenções

Desde a sua criação, o BRT Seguro já efetuou 3.666 prisões por roubo, furto, vandalismo, desacato e importunação sexual. Nestes três anos, os gastos com reparos causados pelas ocorrências de vandalismo tiveram uma redução de 90%, segundo dados da Mobi-Rio, empresa pública municipal responsável pela operação do BRT. Isso se deve às ações de patrulhamento e fiscalização, somadas às melhorias do sistema, como a reforma das estações. Entre as intervenções estão a instalação de mecanismos que dificultam depredações, como substituição de painéis e portas de vidro por chapas de aço vazadas e fiação embutida, e do monitoramento feito pelas câmeras de segurança.

Além de atuar para garantir a segurança dos passageiros e combater o dano às estações, as equipes do BRT Seguro também são responsáveis por coibir os calotes em todo o sistema. Nessas ações já foram aplicadas 18.689 multas por evasão. Na fiscalização de veículos que transitam irregularmente na pista exclusiva do BRT, as operações já registraram mais de 12.193 autuações.

De acordo com o candidato, o BRT Seguro é um exemplo de como o governo municipal pode agir na segurança. Paes explicou que o projeto ainda não tem um nome, mas que os detalhes já estão todos no papel.

“Tem o equipamento do município, o papel da Guarda Municipal é cuidar dele. Ainda não temos um nome, mas queremos usar o BRT Seguro como modelo. Ele é um programa que deu certo, porque aqui tem um olhar mais focado em determinado equipamento. E organização é fundamental. Estabelecemos uma política pública clara e com boa gestão está dando certo”, enfatizou o candidato do PSD.

Informações Partidárias

Notícias