MUNICÍPIOS

Paes quer revolução do transporte público no Rio

Candidato do PSD à reeleição pretende iniciar já em 2025 o processo licitatório para renovação da frota com veículos eletrificados

30 de ago de 2024

O prefeito Eduardo Paes visita as obras do Terminal Intermodal Gentileza

Edição Scriptum com eduardopaes.com.br

Ao visitar uma das principais obras de sua gestão, o Terminal Intermodal Gentileza, na região do Gasômetro, o candidato do PSD a prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse na tarde de quinta-feira (29) que pretende fazer com as linhas regulares e os ônibus convencionais a mesma revolução feita com o BRT. A intenção é a de ter uma frota 100% elétrica.

“Queremos fazer com as linhas de ônibus regulares exatamente o que fizemos com o BRT. Ele estava abandonado, ônibus depredados e estações destruídas. Queremos fazer uma nova concessão e renovar a frota. Já devolvemos cerca de 200 linhas de ônibus regulares, mas esse é um trabalho permanente. As linhas de ônibus precisam dessa qualidade na cidade”, afirmou Paes.

O candidato explicou que o atual contrato termina em aproximadamente dois anos. O planejamento é que o processo licitatório comece já no próximo ano para que as empresas tenham tempo de renovar a sua frota totalmente. “A ideia é que possamos eletrificar essa frota dos ônibus regulares. Estamos falando de algo em torno de 5 mil ônibus novos na cidade. A ideia é que o edital exija que a empresa que entrar renove completamente a frota eletrificada. A gente permanece no BRT com a Mobi-Rio, pertencente à Prefeitura, e faz a concessão dos ônibus regulares”, disse o prefeito carioca.

Mobilidade

Inaugurado em fevereiro deste ano, o Terminal Intermodal Gentileza integra três modais: o BRT Transbrasil, o veículo leve sobre trilhos (VLT) e 14 linhas de ônibus municipais. Ele é um legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, porque, durante a obra, recebeu as estruturas metálicas do Centro Internacional de Transmissão (IBC) no Parque Olímpico.

Com uma demanda de 56 mil passageiros por dia atualmente, o Terminal Gentileza teve grande importância para a mobilidade urbana da cidade, trazendo não somente a integração dos meios de transporte, como também a possibilidade de o usuário percorrer grandes distâncias pagando tarifa de R$ 4,30. Além disso, a oferta de mobilidade estimula o processo de revitalização da área. “Com o Terminal Gentileza, consolidamos um modal de integração superimportante, juntando a Transbrasil, transportando 100 mil cariocas diariamente, com o VLT e o sistema de ônibus. Cada vez mais a integração é o nosso objetivo”, concluiu Paes.