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ELEIÇÕES 2024

Paes reforça compromisso com transporte público

Candidato do PSD à reeleição no Rio diz que vai ampliar a integração com a baixada fluminense

06 de set de 2024

O prefeito Eduardo Paes: “Vamos criar mais conexões como esta do BRT ao longo do próximo mandato”

Edição Scriptum com eduardopaes.com.br

Em visita à garagem do BRT em Deodoro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, o candidato do PSD à reeleição como prefeito, Eduardo Paes, afirmou que vai ampliar a oferta da chamada ‘conexão BRT’, além de buscar as cidades da região metropolitana para fazer a integração dos ônibus que vêm da Baixada Fluminense com os terminais Margaridas e Missões do sistema de articulados.

“Vamos ampliar a oferta do que a gente chama de conexão BRT, que é um serviço que a gente criou, que é um ônibus híbrido. Ele ‘encaixa’ na estação de BRT, ‘encaixa’ nos terminais de BRT, mas também serve para pegar as pessoas como ônibus urbano, principalmente para a região de Sepetiba, de Guaratiba, que são áreas da cidade que ainda tem problema. Então, nós vamos criar mais conexões como esta do BRT ao longo do próximo mandato”, explicou Paes.

Ele ainda destacou a necessidade de uma maior integração com os modais intermunicipais que seriam canalizados para o corredor de BRT Transbrasil, diminuindo o fluxo dos ônibus na Avenida Brasil e chegando ao centro da Cidade.

“Na Transbrasil temos previstos dois grandes terminais metropolitanos, Missões e Margaridas. Os dois já estão com a sua infraestrutura pronta. Agora falta detalhe, cobertura de terminal, mas a grande infraestrutura, viadutos, por exemplo, já estão prontos. Os ônibus chegam da Baixada, as pessoas embarcam no BRT e vai rapidinho (pela calha exclusiva), pagando um só bilhete, integrado. Esse é o nosso projeto desde o início, e a gente espera um diálogo com os outros prefeitos, quem sabe com o Governo do Estado, para que essa integração possa acontecer. A Prefeitura está disposta a colocar recursos nisso, isso impacta positivamente a cidade. Se a integração for boa, for confortável, for rápida, as pessoas não se importam, o problema é quando tem aquela integração que você fica horas parado esperando o outro modal para você andar”, afirmou Paes.

Nova garagem

A garagem do BRT em Deodoro tem 22 mil metros quadrados, e abriga 153 dos 713 articulados que compõem a nova frota da cidade. Para a operacionalização do sistema atuam no espaço 85 funcionários que se revezam em três turnos. Os ônibus que saem da garagem de Deodoro circulam pelo corredor Transbrasil.

O corredor Transbrasil, começou a operar integralmente em março deste ano e faz a ligação entre Deodoro e o Terminal Intermodal Gentileza, onde é feita a integração com VLT, ônibus convencionais e a Rodoviária Novo Rio. O corredor expresso tem 26 quilômetros de extensão, e passa por 18 bairros, com média de viagem de 40 minutos em seu trajeto completo. A Transbrasil é a principal via por onde passam em média 72 mil passageiros nos dias úteis.

A malha do BRT Carioca inclui quatros corredores expressos, Transoeste, Transcarioca, Transolímpica, TransBrasil, que juntos transportam quase 500 mil passageiros por dia. Nos últimos quatro anos foram investidos cerca de R$ 2 bilhões que possibilitaram a recuperação do sistema do BRT, que incluiu a reforma integral de 120 estações, a revitalização da pista do corredor Transoeste, e a construção de dois terminais e cinco garagens públicas.

No início da atual gestão, em março de 2021, apenas 120 ônibus estavam em condições de rodar, sendo que a maioria em estado extremamente precário, e havia 46 estações fechadas por vandalismo e sucateamento do sistema. Ao fim de 2021, essas estações foram reformadas e reabertas. O município fez uma intervenção no sistema e iniciou a implementação de medidas para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

A requalificação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT) faz parte do processo de reconstrução do transporte público do Rio implantado pelo prefeito Eduardo Paes. Com o trabalho realizado pela atual gestão, passageiros do Rio passaram a contar com articulados modernos, que equivalem a três ônibus comuns em tamanho, e que possuem a diminuição em 80% na emissão de gases poluentes.

A nova frota permite acessibilidade por meio de rampas e espaços de recuo para cadeirantes, além de alertas audiovisuais. A segurança no interior dos ônibus conta com câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, e cabine segregada para o motorista. Itens como microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações, alto-falantes, e cabos USB dão conforto aos usuários.

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