CÂMARA

PSD presente em audiência com ministro Silveira

A bancada do partido, liderada por Antonio Brito (BA), participou da audiência do ministro das Minas e Energia em comissão

20 de jun de 2024

O deputado Antonio Brito e o ministro Alexandre Silveira em audiência na Comissão de Minas e Energia

Edição Scriptum com Liderança do PSD na Câmara

A bancada do PSD na Câmara, liderada por Antonio Brito (PSD-BA), teve participação destacada na audiência pública em que o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou aos deputados as prioridades da pasta. O debate ocorreu na quarta-feira (19), na Comissão de Minas e Energia da Câmara (CME), presidida pelo deputado Júnior Ferrari (PSD-PA). Silveira falou sobre transição energética, energia nuclear, compensações ambientais e negou aumento da conta de luz (veja aqui).

‌Júnior Ferrari avaliou que o ministro respondeu aos questionamentos dos parlamentares e se comprometeu a retornar no início de julho. “Discutimos temas importantes de nossa competência institucional para estreitar laços. O propósito desta comissão é manter o bom diálogo e trabalhar em conjunto com o ministério de Minas e Energia para o desenvolvimento do nosso Brasil”, disse.

Um dos assuntos abordados pelo ministro foi sobre a edição da Medida Provisória 1232/24, que altera regras do setor elétrico para viabilizar a transferência da distribuidora Amazonas Energia. “A MP não aumenta em nenhum centavo a energia para o consumidor brasileiro”, afirmou Silveira.

O deputado Sidney Leite (PSD-AM) pediu atenção governamental para a extração de minério dos solos e rios. Ele também questionou a respeito da falta de distribuição de energia elétrica para todos os amazonenses e da baixa exploração de gás na região amazônica.

“Nós temos ali em toda a Amazônia um grande potencial de gás. Queremos abertura nesse assunto para que a gente possa avançar na produção desse gás, ir para os nitrogenados. Somos uma região estratégica, estamos ao lado da região que mais produz grãos, que é o Centro-Oeste”, disse Sidney.

Transição Energética

Já o deputado Diego Andrade (PSD-MG) solicitou a Alexandre Silveira mais ações em prol do gás natural veicular (GNV), principalmente para Minas Gerais, que sofre com baixo investimento. “É um combustível que atende taxistas e motoristas de aplicativos e ajuda no desenvolvimento”, explicou o parlamentar.

Também estiveram presentes na audiência pública a deputada Delegada Katarina (PSD-SE) e os deputados Gabriel Nunes (PSD-BA), Luiz Fernando Faria (PSD-MG) e Hugo Leal (PSD-RJ), que é vice-presidente do colegiado.‌