Tecnologia

Bauru quer ambiente favorável à inovação

Disposto a criar ambiente favorável à inovação, o prefeito Clodoaldo Gazzetta (PSD) tem incentivado iniciativas com este objetivo. Nesta quarta, haverá encontro com a área de educação no município

12/09/2017

O prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta.

Disposto a criar um ambiente favorável à inovação na cidade, o prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta (PSD), tem incentivado iniciativas neste sentido. Nesta quarta-feira (13), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda (Sedecon), terá reunião com representantes de universidades, faculdades e demais entidades ligadas à educação do município para debater, alinhar e traçar estratégias de estímulo à inovação. Situada na região central do Estado de São Paulo, Bauru tem cerca de 380 mil habitantes e é o 66º maior PIB municipal do Brasil.

A secretária da Sedecon, Aline Prado Fogolin, explica que o objetivo é “saber em que pé estamos na questão de criar o ecossistema de inovação na cidade. Teremos, a partir do próximo ano, o Centro de Inovação Tecnológica na Unesp e a proposta é que todas as universidades se integrem nesse processo e nos ajudem a descobrir qual a potencialidade e vocação do nosso município. A partir disso, pretendemos criar um grupo de trabalho que possa dar continuidade ao estudo de viabilidade desse polo tecnológico”.

Além da secretária Aline Fogolin, o evento contará com a presença do Profº. Dr. Marcelo Carbone, diretor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação (Faac) e presidente do grupo administrativo do campus da Unesp Bauru, que apresentará o Centro de Inovação Tecnológica de Bauru (CITeB).

Além da reunião desta quarta-feira, será realizada no próximo dia 25, às 14h, no anfiteatro da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB/USP), a segunda palestra do ciclo de encontros que discutem ações de inovação na cidade. Com o tema “Conectar o público e o privado. Integração para o desenvolvimento da sociedade”, o evento terá como palestrantes a pesquisadora científica do Instituto Butantã, Ana Marisa Chudzinski Tavassi, que abordará a inovação na saúde, e o professor Victor Mirshawka, que falará sobre cidades criativas.

O evento é aberto ao público e direcionado a estudantes, profissionais, empresários e órgãos públicos. O ciclo de palestras terá continuidade em outubro e novembro.