PARANÁ

Ratinho Junior começará o governo com maioria na Assembleia

Pelo menos 28 dos 54 deputados estaduais integram base de apoio do governador paranaense eleito pelo PSD. O número deve aumentar e pode ultrapassar dois terços dos parlamentares

30/10/2018

Edição: Scriptum

Eleito no primeiro turno das eleições com 60% dos votos válidos, o próximo governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), deverá ter um início de mandato tranquilo. Ele começará 2019 com maioria na Assembleia Legislativa, conforme mostra levantamento realizado pelo site de notícias G1 (veja aqui). Faltando cerca de dois meses para assumir o cargo, pelo menos 28 dos 54 deputados integram a base de apoio do governador, que tem mantido contato com os parlamentares eleitos, independentemente do partido.

O número é suficiente para aprovar projetos que demandam maioria simples. Porém, a tendência é a de que a base possa chegar ou ultrapassar dois terços dos parlamentares – ou seja, 36 ou mais deputados.

Dos nove partidos que fizeram parte da coligação de Ratinho Junior, sete elegeram 19 parlamentares no total. O Partido Social Liberal (PSL), que terá a maior bancada com 8 deputados, confirmou apoio ao governador eleito.

O presidente do partido é o deputado estadual eleito Delegado Francischini, que fez parte da campanha do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). Ratinho Junior apoiou publicamente o candidato do PSL no segundo turno e havia recebido apoio dele no primeiro turno.

Além desses, Plauto Miró (DEM) informou ao site G1 que fará parte da base. O DEM integrou a coligação da governadora Cida Borghetti (PP). Da base dela foram eleitos 17 deputados de sete legendas diferentes.

Como Ratinho Junior foi secretário no governo Beto Richa (PSDB), do qual Cida era vice, há caminho aberto para o diálogo entre ele e partidos como o PSB, que elegeu cinco deputados e tem a terceira maior bancada. Oficialmente, a legenda não confirma o apoio, mas afirma que há tratativas em andamento.

Do PSDB e do PP, que elegeram três deputados cada, também devem sair outros integrantes da base aliada de Ratinho Junior. As legendas, assim como o PSD, atualmente fazem parte da situação na Alep.

Na oposição, a maior bancada será a do PT, que teve quatro deputados estaduais eleitos. Outros integrantes da oposição tendem a sair do PDT e do MDB, que elegeram dois parlamentares cada, e que fizeram parte da coligação de João Arruda (MDB) – terceiro colocado na disputa ao governo.

Goura, eleito pelo PDT, por exemplo, diz que manterá postura neutra, dependendo do que estiver sendo discutido e votado. Ele também disse que não há um direcionamento do partido nesse sentido.