Santa Catarina está fechando o ano com as contas em dia

O governador Raimundo Colombo (PSD) diz que foi um ano difícil, “mas com muito esforço de todos vamos conseguir fechar 2015 com as contas equilibradas”.

30/10/2015

Colombo em reunião com secretários

“Nesta reta final do ano, vamos ter um trabalho de manutenção, realizando exatamente aquilo que já estava previsto”, afirmou Colombo.

Enquanto muitos, se não a maioria, dos Estados brasileiros enfrentam sérias dificuldades para manter pagamentos em dia e tocar as obras mais necessárias, Santa Catarina está fechando o ano com suas contas em dia. Essa foi a boa notícia que o governador Raimundo Colombo (PSD) divulgou esta semana, durante reunião com seus secretários para tratar dos desafios dos próximos meses.

Colombo explicou que “foi um ano muito difícil, com queda de arrecadação. Mas com muito esforço de todos vamos conseguir fechar 2015 com as contas equilibradas”. Segundo ele, “também estamos nos preparando para um ano de 2016 com um primeiro semestre ainda com queda na receita e dificuldades na atividade econômica, mas esperamos um segundo semestre melhor, até pela substituição da importação pelo aumento da exportação”.

O governador ressaltou que, apesar da queda de arrecadação que se acentuou neste segundo semestre, o Governo do Estado está com o cronograma da folha de pagamento em dia, inclusive com antecipação do 13º salário, e com um bom ritmo de investimentos. “Agora, nesta reta final do ano, vamos ter um trabalho de manutenção, realizando exatamente aquilo que já estava previsto”, acrescentou, lembrando que a manutenção das rodovias e preparação das escolas para o novo ano letivo são as prioridades nestes próximos meses.

Colombo citou, ainda, a expectativa de uma boa temporada de verão (Santa Catarina é um dos principais polos turísticos do país), que exige investimentos por parte do Governo do Estado, mas que ajuda muito a economia, injetando dinheiro em diferentes setores para enfrentar o cenário de crise.

Ele reafirmou que é contra o aumento de impostos como alternativa para a queda de arrecadação. “A solução não é aumentar impostos, isso penaliza a atividade econômica, aumenta o desemprego e tira competitividade. Nós não vamos aumentar impostos. A maioria dos Estados já aumentou ou está aumentando. Nós estamos resistindo. Temos é que aumentar nossa eficiência, reduzir despesas e diminuir o tamanho da máquina pública”, explicou.

Também presente na reunião desta quarta, o secretário de Estado da Fazenda, Antonio Gavazzoni, lembrou que a preocupação com o equilíbrio das contas é uma constante desde o início da atual gestão, o que faz com que Santa Catarina enfrente o atual cenário como um Estado diferenciado dos demais. “O Governo de Santa Catarina optou pelo caminho da responsabilidade com a sociedade. Em um momento em que a arrecadação é baixa, optou por não repassar o peso da estrutura pública para a população catarinense, diferentemente do que fizeram outros grandes estados do Brasil. Neste ano, 11 estados já aumentaram impostos e outros estão com projetos para repassar aumentos a partir de 2016”, destacou.