Capacitação

Ubatuba combate violência contra a mulher

Prefeito Delcio Sato (PSD) investe em ações para o enfrentamento do problema, entre elas a capacitação de profissionais da rede pública e a criação de coordenadoria específica

19/07/2017

FacebookWhatsAppTwitter

O prefeito Delcio Sato

 

O município de Ubatuba (SP), administrado pelo prefeito Delcio Sato (PSD), promove nesta semana uma série de ações que visam a capacitação de profissionais da rede pública para o combate às agressões contra as mulheres. Nesta quinta-feira (20), das 8h30 às 17h30, no Teatro Municipal, será realizado o seminário “Violência doméstica e familiar contra a mulher: uma pauta necessária da efetivação de direitos humanos”.

Promovido em parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), o evento abordará temas como o modelo de atuação criminal sob a perspectiva de gênero, o atendimento à mulher em situação de violência no espaço da delegacia, o inquérito pela Polícia Militar e o atendimento no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A programação completa está disponível neste link.

São esperados servidores e estagiários do MPSP, profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, atendimento à criança e ao adolescente, além de organizações da sociedade civil. As inscrições deverão ser realizadas até esta quarta-feira (19), com o preenchimento de formulário na página da ESMP.

Marcelo Paiva de Medeiros, secretário de assuntos jurídicos

“O evento marca a criação da Coordenadoria de Defesa da Mulher na estrutura da Secretaria Municipal de Saúde, bem como a aprovação do PL 62/17, que instituiu a prevenção da violência doméstica como estratégia de saúde da família e entrará em vigor no próximo dia 20. Esse momento solidificará uma política pública contínua em Ubatuba”, afirmou o secretário de Assuntos Jurídicos, Marcelo Paiva de Medeiros.

Agentes comunitários

No dia 21, a capacitação prossegue com trabalho específico para os agentes comunitários de saúde. “O projeto é piloto e, por isso, começa com a capacitação das equipes que atuam na região Oeste: Jardim Carolina, Marafunda, Ipiranguinha e Horto”, explica Sheila de Barbosa Oliveira, do Comitê de Vigilância às Violências (Comvivi), vinculado à Secretaria de Saúde de Ubatuba.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter