Loading

Pesquisar

Linha do Tempo

18 de março de 2011

Certidão de nascimento

Em um restaurante do centro da cidade de São Paulo, o prefeito Gilberto Kassab e o vice-governador do Estado, Guilherme Afif Domingos, trocam idéias sobre as consultas que vinham fazendo a forças políticas de todo o País, em relação à decisão de criar um novo partido político no Brasil. O rumo já estava delineado: seria um partido de centro, moderno, livre de dogmas e ideologias superados, atento ao que realmente traz desenvolvimento econômico e social. Ali mesmo, em um guardanapo de papel, Kassab e Afif fazem o rascunho da sigla que voltaria a ter importância nacional: PSD.

20 de março de 2011

Primeiro ato público

O partido realiza seu primeiro evento em Salvador, na Bahia. Deputados, ex-deputados, vereadores, prefeitos, ex-prefeitos e lideranças se reuniram para dar início à coleta de assinaturas para a abertura do processo de criação do PSD. Evento semelhante aconteceu no dia seguinte, em 21 de março, com o lançamento oficial da sigla em São Paulo (foto), na Assembleia Legislativa, com a leitura das diretrizes em ato público.

23 de agosto de 2011

Registro

O pedido de registro do PSD é apresentado ao Tribunal Superior Eleitoral. Dez dias antes, o partido havia realizado a eleição do seu Diretório Nacional.

agosto de 2011

Avanço em todo o País

Ostribunais regionais eleitorais aprovam a criação do PSD em diversos Estados, começando pelo Tocantins e passando pelo Rio de Janeiro, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Espírito Santo. Na Capital paulista, vereadores participaram de ato de filiação ao novo partido. Também passaram a fazer parte do PSD algumas das principais lideranças sindicais do Brasil, ligadas a UGT - União Geral dos Trabalhadores.

27 de setembro de 2011

Primeira vitória

O PSD obtém o registro nacional no Tribunal Superior Eleitoral e se torna o 28º partido político do Brasil, com o número 55.

28 de setembro de 2011

Manifesto à Nação

Acontece a primeira reunião da Executiva Nacional em Brasília. Nela, Gilberto Kassab lê o “Manifesto à Nação”.

7 de dezembro de 2011

Nasce o Espaço Democrático

Em um auditório lotado em Brasília, o PSD lança o Espaço Democrático, fundação criada para estudar e debater as grandes questões nacionais e promover eventos de formação política. O presidente do Espaço, Guilherme Afif, explica que a entidade terá conselhos temáticos que irão debater problemas nacionais e encaminhar propostas que irão balizar o programa de partido.

2 de fevereiro de 2012

Seminários divulgam propostas

Começam os trabalhos do PSD em todo o País para a discussão do seu programa partidário. O primeiro evento do Espaço Democrático é realizado em Curitiba, onde os militantes são cadastrados e conhecem a Rede 55, além das ferramentas virtuais do PSD. Os seminários e os debates também são realizados em Belo Horizonte, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Teresina e Vitória.

2 de março de 2012

O primeiro debate

O Espaço Democrático realiza, em São Paulo, o debate “Privatização, Concessão e PPPs”, com a participação dos senadores Delcídio do Amaral (PT-MS) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), além do secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da cidade de São Paulo, Marcos Cintra, e do presidente do Espaço Democrático, Guilherme Afif.

16 de abril de 2012

Surge o PSD Movimentos

Com a presença de lideranças políticas e sindicais, o PSD inaugurou em São Paulo um espaço exclusivo para as atividades do PSD Movimentos, que coordena as ações sociais e sindicais do partido, comandada pelo presidente da UGT, Ricardo Patah. O grupo passa a percorrer o Brasil para debater as questões que afetam a sociedade, buscando propostas que possam vir a se tornar bandeiras do partido.

Informações Partidárias

Notícias