Administrada pelo PSD, Florianópolis vai reduzir a tarifa de transporte coletivo

Após a assinatura do contrato com o consórcio vencedor da primeira licitação do transporte público da cidade, a tarifa será reduzida para R$ 2,60 no cartão e R$ 2,80 no dinheiro.

06/02/2014

Comandada por Cesar Souza Júnior, do PSD, a Prefeitura da capital de Santa Catarina acaba de concluir a primeira licitação do transporte público da cidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, após a assinatura do contrato com o consórcio vencedor, a tarifa será reduzida para R$ 2,60 no cartão e R$ 2,80 no dinheiro. A partir da assinatura, a Secretaria tem 180 dias para implantar o novo sistema de transporte coletivo.

As informações são do site de notícias G1 SC, segundo o qual começou na segunda-feira (3) a avaliação da única proposta para administrar o novo sistema de transporte urbano de Florianópolis. O consórcio vencedor poderá explorar o transporte coletivo na capital pelos próximos 20 anos. Até lá que o novo sistema seja implantado, a prefeitura precisa garantir que o atual continue operando normalmente.

Ainda não há uma data para a assinatura do contrato, informou o secretário de Mobilidade Urbana, Valmir Piacentini, mas o desejo da Secretaria é fazê-lo “o mais rápido possível”. Após essa etapa, a pasta fará um cronograma de implantação do sistema.

Ainda segundo a Secretaria, a tarifa social, hoje concedida apenas para moradores do Maciço do Morro da Cruz, será estendida para toda a cidade, no valor de R$ 1,70, beneficiando cerca de 50 mil trabalhadores com renda familiar de até três salários mínimos. Haverá também a criação do passe livre para estudantes oriundos de famílias carentes, cadastradas no sistema de assistência social da prefeitura, o que representa hoje cerca de 6 mil jovens. Outros estudantes pagarão R$ 1,30.

De acordo com a Secretaria, com a licitação, vencida pelo consórcio Fênix, a administração municipal ganha mais força para gerenciar efetivamente o sistema de transporte, o cumprimento do contrato e deixa de conceder cerca de R$ 20 milhões/ano em subsídio. Além disso, todos os ônibus contarão com acesso para pessoas com deficiência. Outra inovação é a implantação da integração em qualquer ponto de ônibus, sem a necessidade de o passageiro ter que obrigatoriamente ir até os terminais.