MUNICÍPIOS

Cotia (SP) amplia ensino em período integral

Prefeito Rogério Franco (PSD) implanta modelo em escolas do Ensino Fundamental; formato já é adotado em todas as creches da cidade

23/04/2024

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

Depois de implantar o ensino em período integral em todas as creches de Cotia — município de 274 mil habitantes da Grande São Paulo — a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) iniciou a implantação desse modelo educacional nas unidades de Ensino Fundamental. A prefeitura começou o projeto-piloto no Centro Educacional Unificado de Cotia (CEUC) Prefeito Carmelino Pires de Oliveira e na EM Jornalista Maria do Carmo de Almeida. A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Escola em Tempo Integral e das comemorações dos 168 anos da cidade, celebrados em 2 de abril.

Ao todo, 302 estudantes do 3º ao 5º ano já estão cumprindo a jornada de sete horas diárias nas escolas. “Além das disciplinas regulares, como Matemática, Língua Portuguesa e as outras matérias, os alunos participam de projetos de artes, reforço escolar e robótica, por exemplo”, explica Rogério Franco. Segundo o prefeito, a administração municipal pretende levar o projeto ao maior número possível de unidades de ensino. “Vamos analisar os resultados dessas duas escolas e, com planejamento, poderemos avançar, à medida que consigamos identificar e adequar as condições do espaço físico da escola.”

Ainda de acordo com Rogério Franco, as escolas de ensino integral serão implantadas, prioritariamente, em regiões socialmente mais vulneráveis. “É um projeto que precisava ser iniciado e foi isso que fizemos. Vamos buscar ampliar para outras escolas, especialmente aquelas localizadas em regiões carentes. A gente amplia o tempo de aprendizado, de atividades lúdicas, de educação e de cultura para as nossas crianças.”