CÂMARA

Deputado anuncia plano sobre migração em Roraima

Renato Queiroz (PSD-RR) avisa que apresentará ao Congresso sugestões para enfrentar o impacto social e econômico da chegada de milhares de venezuelanos ao município de Pacaraima (RR), na região da fronteira

02/05/2022

O deputado Renato Queiroz: “Vamos fazer um plano de trabalho junto com o corpo político do município, para que possamos trazer algum sossego para a população”

Redação Scriptum com Assessoria de Comunicação do deputado

O deputado Renato Queiroz (PSD-RR) comprometeu-se a elaborar um plano de ações para apresentar ao Congresso Nacional sobre o atual impacto da migração que afeta o município de Pacaraima (RR), na fronteira do Brasil com a Venezuela.

A iniciativa foi anunciada ao prefeito Juliano Torquato e à comitiva de vereadores da cidade que estiveram em Brasília em busca de apoio para enfrentar as dificuldades vivenciadas na região. A reunião aconteceu na quarta-feira (27).

Antes mesmo de assumir o mandato de deputado federal oficialmente, Renato esteve em Pacaraima neste mês, quando apurou a situação em que vive a população do município fronteiriço com a Venezuela, que, segundo ele, é “de caos e abandono em decorrência do descaso das autoridades federais”.

O parlamentar constatou que a entrada no País é livre e descontrolada, sem nenhum tipo de fiscalização.

Renato solicitou o apoio dos poderes Executivo e Legislativo de Pacaraima para o levantamento de informações que irão embasar seu plano de ações junto ao Congresso. “Vamos fazer um plano de trabalho junto com o corpo político do município, para que possamos trazer algum sossego para a população”, prometeu.

Ele explicou que esse material será apresentado à Liderança do PSD e a outros integrantes do Parlamento. Ao final da reunião, Queiroz entregou às autoridades de Pacaraima um documento com questionamento técnico para a coleta de informações necessárias.

Realidade

O prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, agradeceu o convite do deputado e a sua preocupação com a realidade dos munícipes. “Ele é um parlamentar que conhece a realidade de Pacaraima, visitou nosso município várias vezes, mesmo antes de assumir o cargo. Por tudo isso, nos sentimos honrados de tê-lo como representante direto e defendendo a causa de Pacaraima com o conhecimento que ele tem em relação à crise migratória, que é o maior problema que Roraima vem enfrentando”, pontuou.

A presidente da Câmara de Vereadores, Dila Santos também acompanhou e se comprometeu a dar apoio para que a situação real de Pacaraima seja reconhecida no restante do país. “Pacaraima é a porta de entrada para a Venezuela. Estamos sofrendo uma migração descontrolada. Acredito que com a reunião de hoje poderemos tomar um novo rumo”, previu.

Após a reunião com a comitiva, o deputado Renato Queiroz foi à tribuna da Câmara e falou do sentimento de abandono, dos problemas já conhecidos na fronteira do Brasil com a Venezuela. “Não é um problema de Roraima e de Pacaraima, é um problema do País, que está sendo muito mal administrado por nossas autoridades federais. O povo de Pacaraima hoje sofre de um abandono institucional estruturado. Temos problemas na educação, temos problemas na questão social, temos problemas ligados à segurança e tudo isso jogado nas costas do prefeito e dos vereadores, e a população sofrendo os desgastes dessa situação”.