AGRICULTURA

Domingos Neto quer crédito para afetados pela seca

Proposta do deputado do PSD do Ceará incentiva a criação de linhas de crédito para pequenos produtores afetados pelas secas. Medida consta de projeto aprovado pela Câmara e que vai ao Senado

28/03/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Domingos Neto: subsídio específico permite a capacitação em práticas sustentáveis de gestão da terra e da água

 

Edição Scriptum site da Liderança do PSD na Câmara

 

O deputado Domingos Neto, do PSD do Ceará, comemorou a inclusão de uma emenda de sua autoria, que incentiva linhas de crédito a pequenos produtores afetados pelas secas, em projeto aprovado pela Câmara e que agora segue para análise no Senado. O projeto, aprovado na quarta-feira (27), altera a Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca.

A emenda do deputado inclui entre os objetivos da Política Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca o fomento a empréstimos subsidiados para recomposição da pequena produção familiar e comunitária, em busca de garantir a segurança hídrica e alimentar dessas pessoas.

O parlamentar do PSD cearense afirma que o subsídio específico permite a capacitação em práticas sustentáveis de gestão da terra e da água: sistemas de irrigação eficientes; técnicas de conservação do solo; cultivo de espécies resistentes à seca. “Nossa emenda visa a ajudar na recomposição da pequena produção familiar e comunitária com o objetivo de manter a segurança hídrica e alimentar das famílias prejudicadas com a seca e com a desertificação”, disse.

O deputado explicou que negociou o tema com os ministérios da Fazenda e Desenvolvimento Regional, além da Secretaria de Relações Institucionais e das lideranças da Câmara. “Obrigado aos ministros, líderes, ao presidente Arthur Lira e ao relator, deputado Raniery Paulino”, agradeceu.

O projeto aprovado pela Câmara também permite ao governo acionar programas emergenciais em áreas rurais e urbanas do Semiárido para garantir a segurança hídrica e alimentar dessa região e amplia o alcance do programa Carro-Pipa para as regiões urbanas.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter