GESTÃO

Porto Ferreira (SP) amplia cobertura da atenção básica à saúde

Medidas adotadas pelo prefeito Rômulo Rippa (PSD) resultaram no aumento do número de munícipes atendidos na rede municipal

17/02/2020

FacebookWhatsAppTwitter

Dados do Ministério da Saúde mostram que a cobertura saltou de 58,89% da população, em 2016, para 84,54% em 2019.

 

A gestão do prefeito de Porto Ferreira, Rômulo Rippa (PSD), ampliou o atendimento na rede de atenção básica à saúde no município do interior paulista, que tem população estimada em 55,7 mil habitantes. Dados do Ministério da Saúde mostram que a cobertura saltou de 58,89% da população, em 2016, para 84,54% em 2019.

Nos três anos de mandato de Rippa, a cobertura atingiu mais 14,3 mil pessoas, totalizando cerca de 47,1 mil habitantes. A atenção básica, também chamada de atenção primária, é a porta de entrada dos usuários no sistema de saúde, o atendimento inicial.

Entre suas principais funções estão a orientação sobre a prevenção de doenças e o direcionamento dos casos mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. No Brasil, há diversos programas governamentais relacionados à atenção básica, entre eles o Estratégia de Saúde da Família (ESF), que leva serviços multidisciplinares às comunidades por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Consultas, exames, vacinas, radiografias e outros procedimentos são disponibilizados aos usuários nas UBSs.

O prefeito Rômulo Rippa

O prefeito fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. “Na pessoa da secretária Vera Visolli, quero cumprimentar toda a equipe e nossos servidores pela dedicação, responsabilidade e empenho em conseguir, em tão pouco tempo, atingir uma melhoria significativa na cobertura da atenção básica e assim garantir mais qualidade no atendimento de nossa população. Isso vem ao encontro da proposta de nosso governo de reforçar os trabalhos de prevenção porque, como diz o ditado, é melhor prevenir do que remediar.”

Desde a posse de Rippa, a Secretaria de Saúde adotou medidas que melhoraram os indicadores da cidade, entre elas a implantação do programa UBS Noturna e a ampliação do programa Estratégia de Saúde da Família, que registrou aumento no número de atendimentos, de 17,2 mil pessoas, em 2016, para 27,6 mil, no ano passado.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter