SAÚDE

Projeto de Ana Amélia dá mais agilidade às pesquisas

Ex-senadora do PSD gaúcho é autora de projeto que cria regras para pesquisas com seres humanos. “Aprovação é vitória dos pacientes, da ciência médica e para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes”

03/05/2024

FacebookWhatsAppTwitter

A ex-senadora Ana Amélia Lemos: aprovação irá beneficiar pessoas que sofrem de doenças de difícil tratamento, como o câncer e doenças raras.

Edição Scriptum com site do PSD-RS

Um projeto que cria regras para pesquisas com seres humanos e trata do controle das boas práticas clínicas por meio de comitês de ética em pesquisa, apresentado pela ex-senadora do PSD-RS Ana Amélia Lemos durante seu mandato, foi aprovado por unanimidade pelo Plenário do Senado no final de abril. O PL 6.007/2023 foi analisado em regime de urgência e agora segue para sanção presidencial.

A regulamentação do tema trará mais incentivos para o setor e permitirá a realização de pesquisas que hoje, por falhas na legislação, não podem ser feitas no Brasil. A aprovação irá beneficiar pessoas que sofrem de doenças de difícil tratamento, como o câncer e doenças raras.

“Essa aprovação representa uma vitória para pacientes, para a ciência médica e para o desenvolvimento de fármacos mais eficazes. Coloca o país entre os ‘players’ globais da medicina! Foi uma honra enorme ter apresentado esse projeto em 2013! Obrigada aos relatores Dr. Hiran Gonçalves, no Senado, e Pedro Westphalen, na Câmara, pelo trabalho! Afonso Hass, o paciente que inspirou esse projeto e seu oncologista Fabio Franke celebram, no céu e aqui na terra, essa aprovação! Agradeço muito aos ex-senadores Waldemir Moka e Walter Pinheiro pelo apoio e aos relatores, Otto Alencar, Aloísio Nunes Ferreira e Eduardo Amorim. Por fim, agradecimento pessoal aos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, por terem pautado o projeto!”, declarou Ana Amélia em suas redes sociais.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter