ESTADOS

Ratinho Junior investe mais em segurança no Paraná

Governador do PSD entrega novas equipamentos à Polícia Penal do Estado e destaca os avanços registrados em sua gestão, com investimentos para reforçar e estrutura e dar mais dignidade aos policiais

22/04/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O governador Ratinho Jr. durante cerimônia de entrega de coletes e viaturas à Polícia Penal

 

 

Edição Scriptum com Agência Estadual de Notícias

 

O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), destacou na segunda-feira (22) os avanços que o Estado vem registrando na área de Segurança Pública. Em cerimônia que marcou a entrega de 225 novas viaturas e 1,4 mil coletes balísticos à Polícia Penal, o governador citou a reorganização do sistema prisional do Estado, que permitiu não só melhorias para a própria corporação, que deixou de ser Departamento Penitenciário para se tornar Polícia Penal em 2021, como também ajudou outras forças de segurança do Estado.

“Quando assumimos o Governo, o Paraná tinha o pior sistema carcerário do Brasil, segundo o Ministério da Justiça, com 12 mil presos em delegacias. Construímos presídios e remanejamos todos esses presos das delegacias para que a Polícia Civil fizesse seu trabalho de investigação e não ficasse cuidando de preso”, ressaltou. “Por isso é tão importante equiparmos a Polícia Penal, para que ela possa cuidar e coordenar toda essa área de tutela de presos”.

Ele comentou ainda que “o fato de termos criado a Polícia Penal passa a dar mais dignidade à profissão, que é tão importante para a estrutura do Sistema de Justiça. Antes, a corporação não era considerada polícia. Agora, teremos todo o efetivo da Polícia Penal equipado com colete balístico e, em breve, vamos concluir a compra de mais armamentos para a corporação”, comentou o governador.

As 225 novas viaturas foram entregues à Polícia Penal por meio de contrato de locação. São veículos caracterizados que serão distribuídos às nove regiões da Polícia Penal do Estado. Os veículos são modelos sedam, hatch, furgão, caminhonete sport e cabine dupla.

Estrutura

Ao todo, o Paraná tem 37 penitenciárias e 81 cadeias públicas distribuídas em nove regionais administrativas localizadas em Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Francisco Beltrão, Maringá, Londrina, Umuarama, Cascavel e Foz do Iguaçu. Além disso, a Polícia Penal também é responsável por 14 complexos sociais e 37 postos avançados de monitoração eletrônica.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter