CÂMARA

Rodrigo Estacho homenageia cidades do Paraná

O deputado do PSD paranaense apresentou projetos que concedem ao município de Turvo o título de Capital Nacional dos Pinheirais e ao de Guarapuava o de Capital Nacional da Madeira Engenheirada

03/04/2024

FacebookWhatsAppTwitter

O deputado Rodrigo Estacho: As duas propostas serão analisadas pelas comissões da Câmara e, se aprovadas, seguem direto para o Senado

 

 

Edição Scriptum com site da Liderança do PSD na Câmara

 

Para celebrar a história dos municípios paranaenses de Turvo e de Guarapuava, na região Sul do Estado, o deputado Rodrigo Estacho (PSD-PR) apresentou à Câmara duas propostas que concedem às cidades, respectivamente, os títulos de Capital Nacional dos Pinheirais e Capital Nacional da Madeira Engenheirada.

O Projeto de Lei 5223/23 se refere a Turvo e celebra as grandes florestas de araucária da região e a tradição da colheita do fruto desta árvore, o pinhão. O produto movimenta a economia local, já que são recolhidos 250 toneladas de pinhão por ano em Turvo. “Tal atividade representa não apenas uma fonte de receita para a região, mas também fortalece a identidade cultural e econômica local”, afirma o parlamentar do PSD paranaense.

A cidade de Turvo já é conhecida pelo circuito turístico “Caminho dos Pinheirais”, rodeado de araucárias e cachoeiras. Para Estacho, Turvo é um exemplo de biodiversidade e patrimônio ecológico devido à preservação do bioma da Mata Atlântica.

Madeira

Já o Projeto de Lei 6214/23 confere a Guarapuava o título de Capital Nacional da Madeira Engenheirada pelo fato de a cidade ser um polo de pesquisas criado a partir do projeto “Wood Tech Paraná”, que estuda a utilização tecnológica do produto. O deputado afirma que o objetivo é atrair inovação para a cidade paranaense.

“A madeira engenheirada é um material inovador, que une tecnologia avançada e sustentabilidade”, explica Rodrigo Estacho.

As duas propostas serão analisadas pelas comissões da Câmara e, se aprovadas, seguem direto para o Senado, sem precisar de votação em Plenário.

FacebookWhatsAppTwitter

  0 Comentários

FacebookWhatsAppTwitter