Loading

Pesquisar

Louveira (SP)

Ações ambientais garantem IPTU mais barato

Programa criado pela gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD) vai permitir desconto de até 45% no valor do imposto aos contribuintes que adotarem medidas de proteção ao meio ambiente

19 de set de 2023

Prefeito Estanislau Steck: descontos de até 45% no pagamento do imposto aos moradores que adotarem medidas voltadas à proteção ambiental

Redação Scriptum com Prefeitura de Louveira

Para incentivar os contribuintes de Louveira, no interior do Estado de São Paulo, a preservarem o meio ambiente, a gestão do prefeito Estanislau Steck (PSD) criou o programa IPTU Sustentável. O projeto vai oferecer descontos de até 45% no pagamento do imposto aos moradores que adotarem medidas voltadas à proteção ambiental e promoção do desenvolvimento sustentável na cidade, que tem cerca de 51 mil habitantes. Quem quiser aderir ao projeto para obter o desconto em 2024 deve encaminhar a documentação exigida pela prefeitura até o próximo dia 30. Mais informações sobre o programa podem ser conferidas aqui.

O contribuinte pode ser beneficiado se adotar, no imóvel em que reside, medidas como o reaproveitamento de resíduos orgânicos, por meio de compostagem, além da implantação de sistemas para captação de energia solar ou de água das chuvas. “Esse é um incentivo para mais pessoas adotarem medidas sustentáveis em seus imóveis comerciais e residenciais. Assim, toda a sociedade trabalha junto para o bem comum de preservar a natureza. Entre outras ações de incentivo, contamos com o Programa de Pagamentos por Serviços Ambientais (Promif), o programa de Incentivo ao Cultivo Protegido, o Jovem Agricultor do Futuro, a construção da usina de suco, o fomento à agricultura familiar, com a Feira do Produtor, e as ações do Centro de Educação Ambiental Tabarana”, frisa o prefeito.

Quanto mais medidas sustentáveis os participantes do projeto adotarem, maior será o desconto concedido. A prefeitura vai elaborar análises técnicas, por meio da Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, para verificar as ações sustentáveis realizadas pelos contribuintes. “Esse é um trabalho que gera benefícios para todos. O proprietário do imóvel consegue o seu desconto no imposto, ao mesmo tempo em que ele e todas as outras pessoas se beneficiam das melhorias ambientais geradas, como o melhor conforto térmico, a boa qualidade do ar que respiramos, a preservação da fauna e de recursos essenciais como a água”, destaca a secretária responsável pela pasta, Rose Celidonio.

Informações Partidárias

Notícias