06 de jul de 2023
· #capitãlucimara, Valinhos
A prefeitura vai continuar com a busca ativa por casos de dengue nas residências, inclusive aos sábados
Redação Scriptum com Prefeitura de Valinhos
Administrado pela prefeita Capitã Lucimara Godoy (PSD), o município de Valinhos, no interior do Estado de São Paulo, teve uma redução de 82% nos casos de dengue no primeiro semestre de 2023. Entre janeiro e junho deste ano, foram 174 registros da doença, ante os 952 verificados no mesmo período em 2022. “Os números mostram que as ações preventivas realizadas pela prefeitura, somadas ao comprometimento da população para coibir criadouros do mosquito transmissor, estão sendo eficazes no combate à dengue. Continuaremos trabalhando e contando com a colaboração de todos nessa luta”, afirma o secretário municipal de Saúde, João Gabriel Vieira.
Ainda segundo o balanço divulgado pela administração municipal, dos 174 casos de dengue registrados nos seis primeiros meses deste ano, 134 pacientes moram no município. O restante reside em outras cidades. Além disso, foram descartadas 2.628 suspeitas.
A prefeitura vai continuar com a busca ativa por casos de dengue nas residências, inclusive aos sábados. Quando um caso é confirmado em determinada região da cidade, os agentes fazem uma avaliação do local onde a pessoa mora.
A equipe monitora a possível disseminação da doença em um raio de 500 metros e visita todos os imóveis localizados nessa área. Se outro morador apresentar sintomas, é encaminhado para o exame de sorologia, além de receber orientações sobre a dengue. Durante as visitas também é realizado o bloqueio e o controle de criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.