MUNICÍPIOS

Cotia (SP) investe em alfabetização de deficientes visuais

Prefeitura vai oferecer peças da LEGO com relevos que correspondem a números e letras do alfabeto Braille para alunos da rede municipal de ensino

04 de out de 2023

O secretário Luciano Corrêa dos Santos: “Seremos acompanhados pelo programa pelos próximos anos sem custo nenhum para a prefeitura”

Redação Scriptum com Prefeitura de Cotia

Para facilitar a alfabetização de crianças com deficiência visual em Cotia, município de 273 mil habitantes da Grande São Paulo, a gestão do prefeito Rogério Franco (PSD) promove o programa LEGO Braille Bricks. O projeto vai beneficiar alunos de 4 a 10 anos de idade, que poderão utilizar kits compostos por peças do jogo LEGO com relevos que correspondem a números e letras do alfabeto Braille. Os kits foram entregues em evento realizado nesta terça-feira (3) no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Os profissionais da rede municipal de ensino estão sendo capacitados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos, parceira da prefeitura no projeto, para que possam utilizar os materiais no processo de aprendizagem. A iniciativa também conta com o apoio da Fundação LEGO e da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Professores receberam material e estão sendo capacitados pela Fundação Dorina Nowill para Cegos

Cada kit do projeto tem 330 peças, três placas para as atividades, além de manual e versões impressas dos símbolos, letras e números. O material permite que crianças com e sem deficiência visual possam brincar e aprender juntas. “Todos terão a oportunidade de aprender em um mundo de aprendizado lúdico, que ensina Braille para os alunos em um ambiente leve e criativo”, destacou Lorayne Vale, tutora do programa.

O secretário municipal de Educação, Luciano Corrêa dos Santos, também destacou a importância da iniciativa. “É um programa maravilhoso que vem ao encontro do trabalho que temos feito para a inclusão de nossos alunos. Esta parceria demonstra que a nossa rede tem credibilidade: recebemos o material e a capacitação. Seremos acompanhados pelo programa pelos próximos anos sem custo nenhum para a prefeitura.”