Loading

Pesquisar

CÂMARA

Criação de Medalha de Mérito Evangélico tem urgência

A proposta do deputado Raimundo Santos (PSD-PA) avançou em votação no Plenário e tem por objetivo homenagear quem se destaca na promoção e defesa dos valores cristãos

28 de fev de 2024

O deputado Raimundo Santos: homenageados serão indicados pelos integrantes do Colégio de Líderes.

Edição Scriptum com Agência Câmara

Proposta pelo deputado Raimundo Santos (PSD-PA) para homenagear personalidades e instituições que tenham se destacado na promoção e defesa dos valores cristãos, com reflexos importantes em favor da sociedade, a criação da Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren vai tramitar na Câmara em regime de urgência. A tramitação rápida foi aprovada pelo Plenário na terça-feira (27).

Conforme o projeto de Raimundo Santos, a Medalha será entregue em sessão solene, preferencialmente no mês de junho, e será acompanhada de um diploma assinado pelo Presidente da Câmara e pelo Segundo-Secretário. Os homenageados serão indicados pelos integrantes do Colégio de Líderes.

A honraria leva os nomes dos missionários suecos Gustaf Daniel Hösberg (1884-1963) e Adolph Gunnar Vingren (1879-1933), fundadores da Assembleia de Deus no Brasil.

Para Raimundo Santos, a Assembleia de Deus no Brasil vem promovendo a cidadania e a inclusão social individual e coletiva, fundamentada nos exemplos sagrados da Palavra de Deus, além de disseminar, em caráter inclusivo, por exemplo, a cultura literária e musical.

“Em 1911 foi fundada a primeira das Assembleias, em Belém do Pará. É por isso que ela é considerada a Igreja-Mãe do movimento pentecostal no País, e a cidade de Belém o berço da obra pentecostal no Brasil”, explicou Raimundo Santos

A importância de Daniel Berg e Gunnar Vingren – como ficaram mais conhecidos – para o movimento evangélico brasileiro é, segundo o parlamentar, indiscutível. Eles foram os pioneiros na introdução do pentecostalismo e tiveram um papel de destaque na promoção da educação e da cultura entre os evangélicos, fundando escolas e publicando livros e periódicos.

Informações Partidárias

Notícias